9º Hwarang-do Open de Taekwondo reuniu 395 atletas no C. E. E. “José Cortez”
Esportes e Recreação - Quarta-feira, 27 de Novembro de 2013

Atletas durante o aquecimento Equipes de toda região estiveram em Vargem Grande do Sul para participam do 9º Hwarang-do Open de Taekwondo, realizado no domingo, 24, no Centro E.
E.
“José Cortez”.
Organizado pela Equipe Hwarang-do, o evento conta com o apoio da Prefeitura Municipal e do Projeto Futuro Olímpico.
Nesta edição, a competição reuniu 395 atletas inscritos, representando 32 municípios dos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Santa Catarina.
Dentre os competidores, o mais jovem tinha 5 anos e o mais velho 55 anos.
Vargem Grande do Sul foi representada por 82 competidores – 32 do Colégio D.
Pedro II e 50 do projeto social da cidade e da Radical Sports Academia.
Estima-se que aproximadamente 3 mil pessoas passaram pelo ginásio ao longo da programação.
“Sem dúvidas este foi o melhor evento dentre as demais edições, tanto em número de atletas inscritos, municípios participantes, estrutura, visibilidade nacional, número de espectadores, premiação em dinheiro e arbitragem.
Considero este o melhor evento que já organizamos e participamos”, destacou o professor Carlos Xavier.
Prefeito Celso Itaroti foi homenageado pelo professor Carlos Xavier O prefeito Celso Itaroti e o vereador Felipe Gadiani acompanharam a abertura da programação.
Animado com o resultado positivo do 9º Hwarang-do Open de Taekwondo, o prefeito parabenizou professor Xavier pelo trabalho e dedicação.
Durante a abertura das disputas, Celso Itaroti destacou a importância de competições como esta e ainda falou dos investimentos feitos pela Prefeitura Municipal na área esportiva, como os projetos Futuro Olímpico e Bolsa Atleta.
“Cada investimento feito no esporte é importante, pois além de proporcionar melhor qualidade de vida, também faz com que os jovens não sigam caminhos errados durante a vida”, comentou o prefeito.
Resultados Com a equipe de arbitragem comandada árbitro internacional, o mestre Ricardo Ogata, o 9º Hwarang-do Open de Taekwondo trouxe as modalidades luta, salto e poomsae – método de treino individual tanto de ataques como de defesas.
Nesta modalidade, Vinhedo ficou em primeiro lugar, enquanto que o Colégio D.
Pedro II atingiu a segunda colocação e a Equipe Hwarang-do ficou na terceira posição.
Na classificação geral por equipe, o primeiro lugar foi para a Equipe Márcio Eugênio Raça, que competiu com 79 atletas dos municípios de Hortolândia, Campinas e Indaiatuba, ganhando assim a premiação de R$ 2 mil.
Já a segunda colocação ficou para a Equipe Águia Dourada, representante de Guaxupé, enquanto que a terceira posição foi para a Equipe Kombat, de Monte Santo.
Estrutura Por ser uma competição de grande porte, o 9º Hwarang-do Open de Taekwondo necessitou de uma ampla estrutura para atender todas as equipes participantes.
Para isso, a organização contou com o auxílio de nove monitores LCD e sete notebooks.
Além disso, o evento contou com sistema de pontuação e colete eletrônico da DAEDO, única marca homologada pela Federação Mundial de Taekwondo para sistemas eletrônicos em Jogos Olímpicos.
Para garantir a segurança do local, a equipe da Guarda Civil Municipal esteve presente.
Também houve a participação dos alunos de enfermagem do Colégio D.
Pedro II, os quais foram acompanhados pelo professor Rafael Vedovato Bernarde.
“Modéstia a parte não tivemos criticas, mas recebemos somente elogios, apesar de estarmos preparando várias mudanças para a 10ª edição para que possamos melhorar ainda mais”, relatou Xavier.
Campanha Taekwondo Solidário Celso Itaroti e Xavier ao lado dos alimentos arrecadados O 9º Hwarang-do Open de Taekwondo também tem um lado filantrópico.
Paralelamente ao campeonato é realizada a Campanha Taekwondo Solidário, uma iniciativa que visa arrecadar alimentos não perecíveis para filantropia.
Nesta edição, a iniciativa angariou mais de 2 toneladas de alimentos, os quais serão repassados para a Prefeitura Municipal, a qual destinará às famílias carentes através do Departamento de Ação Social.
Além destes mantimentos, a organização doou 97 litros de leite para a Sociedade Humanitária e mais 300 quilos de alimentos para famílias necessitadas.
A equipe do Colégio D.
Pedro II arrecadou 1.100 kg de mantimentos na Campanha Taekwondo Solidário.
Já a Radical Sports Academia angariou 350 kg e Vinhedo coletou 300 kg.
Durante o Hwarang-do Open de Taekwondo, a organização ainda sorteou uma bicicleta entre os participantes da Campanha Taekwondo Solidário, sendo a equipe de Vinhedo a vencedora.
“Esta edição somente foi um sucesso graças a equipe Hwarang-do, a qual trabalhou com dedicação e incansavelmente.
Todos os presentes tiveram papel fundamental e este trabalho em conjunto transformou a competição em um super evento”, concluiu Xavier..