Vargem promoveu maior mobilização contra a dengue de sua história
Saúde - Quinta-feira, 10 de Outubro de 2013

Celso Itaroti também ajudou a coletar os materiais que servem de criadouros Mais de 300 pessoas participaram da campanha Vargem contra a Dengue.
Organizada pela Prefeitura Municipal, Rotary Club e Exército Brasileiro, a mobilização é a maior ação promovida na história do município e ocorreu na manhã de sábado, 5, percorrendo toda a cidade.
A concentração ocorreu logo cedo na Praça da Matriz, reunindo diretores e funcionários de vários departamentos municipais, rotarianos, soldados e estudantes universitários.
Ao todo foram 351 pessoas participando nesta primeira edição da campanha.
Coordenada pela Vigilância Sanitária (VISA), a campanha mapeou toda a cidade, dividindo-a em setores.
O objetivo era percorrer todas as residências, empresas e estabelecimentos comerciais para conscientizar a população sobre a dengue, eliminando os criadouros do mosquito Aedes aegypti e também entregando panfletos informativos sobre a doença.
Os participantes foram divididos em equipes, facilitando e dinamizando assim o trabalho.
Para transportar as equipes aos seus setores, cinco ônibus foram colocados à disposição, além de dez carros de apoio.
Campanha mobilizou 40 caminhões A campanha contou ainda com 40 caminhões e duas máquinas pás-carregadeiras para recolher e transportar os materiais descartados pela população.
Tamanha quantidade de itens coletados resultou em 20 viagens ao aterro sanitário, sendo parte encaminhada para reciclagem.
A ação cumpriu todos os seus objetivos, como destacou a diretora Silvia Salvador, responsável pelo Departamento de Saúde. Para o coordenador da Vigilância Sanitária, Alessandro de Souza, a campanha Vargem contra a Dengue mostra a importância da conscientização da população.
“Como a campanha foi realizada em um sábado, grande maioria dos moradores foi encontrada em suas casas e orientada sobre os cuidados de prevenção contra a dengue”, relatou.
Celso Itaroti ajudou a coletar os materiais Prefeito junto com estudantes que participaram da ação O prefeito Celso Itaroti se deslocou para vários bairros, visitando vários imóveis e recolhendo os materiais que servem como criadouro do mosquito da dengue.
Durante a ação, ele conversou com moradores, falou sobre a campanha e recolheu diversos itens que podem acumular água.
“É importante que todos nós estejamos envolvidos nesta ação, pois somente unidos venceremos a dengue.
Se todas as pessoas se conscientizarem e fizerem seu papel, conseguiremos minimizar os índices da doença”, destacou Celso Itaroti.
Além disso, o prefeito enalteceu a importância da mobilização de toda sociedade contra a dengue.
“Esta é uma das grandes ações contra a dengue em nossa cidade e que vai continuar sempre contando com a união de todos.
Enfrentamos um grave quadro da doença este ano e precisamos nos unir cada vez mais para conscientizar e proteger toda a população”, concluiu.
Celso Itaroti destacou apoio do Rotary Club e Exército Brasileiro Ao final da campanha, o empresário José Luiz Morandin falou sobre a participação do Rotary Club, os quais providenciaram a frota de caminhões cedidos por empresários do município e de outras cidades também.
“Quero destacar o trabalho do voluntário Luciano Bedin, que articulou a participação desta frota e de seus motoristas.
Foi um dia de muito trabalho e união, para conscientizar e mostrar que o combate a dengue depende de todos nós”, relatou.
Já o presidente do Rotary Club, Laércio Rosseto, avaliou que a campanha Vargem contra a Dengue como uma ação fundamental para o município.
“Este movimento de combate à dengue era muito necessário para nossa cidade.
O Rotary Clube está orgulhoso de estar junto com a Prefeitura Municipal, o Exército e os estudantes prestando este serviço relevante à comunidade vargengrandense”, finalizou..