Campanha contra a dengue contará com mais de 300 pessoas
Saúde - Quinta-feira, 03 de Outubro de 2013

Medidas preventivas devem ser adotadas para combater a dengue Mobilizar a sociedade contra a dengue.
Este é o objetivo da campanha desenvolvida pela Prefeitura Municipal juntamente com o Rotary Club e o Exército Brasileiro.
Intitulada Vargem contra a Dengue, a iniciativa começa neste sábado, 5 de outubro, e promete ser a maior ação já realizada contra a doença na região.
A campanha contará com a participação de mais de 300 pessoas, entre funcionários da Prefeitura Municipal, voluntários do Rotary Club, integrantes do Exército Brasileiro e estudantes universitários.
Além disso, estarão disponibilizados 40 caminhões e duas máquinas pá-carregadeiras, os quais serão utilizados para recolhimento dos materiais que podem ser criadouros do mosquito Aedes aegypti , transmissor da dengue.
A concentração será na Praça Cap.
João Pinto Fontão (Praça da Matriz) a partir das 7h.
Cinco ônibus transportarão as equipes nos bairros e mais quatro carros de som divulgando a campanha e orientando os moradores dos bairros sobre a ação.
O encerramento está previsto às 12 horas, com o encontro das equipes na Praça Washington Luís.
Solidariedade, um diferencial da campanha Unir forças é a mais eficaz alternativa para barrar o avanço da dengue em todo país.
Pensando neste sentido, que a Prefeitura Municipal, Rotary Club e Exército estão juntos para combater a doença.
E com a participação dos estudantes universitários, esta ação ganha mais força ainda.
Para o prefeito Celso Itaroti, além de criar uma grande mobilização focada na eliminação dos criadouros e orientação dos moradores, a campanha Vargem contra a Dengue ainda tem o caráter educacional, pois tem o intuito de despertar a conscientização da população e mostrar a responsabilidade de cada um com relação ao combate da doença.
Prefeitura vem desenvolvendo ações para combater a dengue Ao longo deste ano, a Prefeitura Municipal tem tomado uma série de ações contra a dengue.
Entre as medidas adotadas, o prefeito Celso Itaroti reativou o Conselho da Dengue.
O intuito é reunir representantes da área da saúde local para traçar estratégias de combate a doença.
Paralelamente, o Departamento de Saúde e a Vigilância Sanitária realizaram um mapeamento da cidade e levantaram os locais onde há acúmulo de lixo e resíduos depositados pela própria população.
Mesmo havendo lei e fiscalização, muitas pessoas descartam diariamente em terrenos baldios diversos tipos de materiais, que vão desde pneus, galhos de árvores, lixo doméstico a até animais mortos.
Com este levantamento, o Departamento de Serviços Urbanos e Rurais tem se deslocado até estas áreas para recolher os materiais descartados.
Além disso, o coordenador da Vigilância Sanitária, Alessandro de Souza, iniciou um ciclo de palestras nas escolas da rede municipal de ensino.
O objetivo é conscientizar as crianças e seus familiares sobre a dengue e a como evitar os criadouros do mosquito Aedes aegypti.
O mosquito deposita seus ovos em locais ou recipientes com água parada como vasos e pratos para plantas, caixas d’água destampadas, calhas, lajes, potes, barris e tambores de armazenagem de água, entre outros mais.
Por tanto, a conscientização da população é fundamental para evitar a formação de criadouros do inseto e colaborar no combate à doença.
“Cada cidadão tem papel fundamental nesta campanha contra a dengue.
Se cada pessoa cuidar de sua casa e seu quintal, não deixando acumular água parada em nenhum recipiente, conseguiremos acabar com a dengue em Vargem”, afirma o prefeito Celso Itaroti..