INTENSIFICAÇÃO DA CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA A INFLUENZA ACONTECEU NO ÚLTIMO SÁBADO EM VARGEM GRANDE DO SUL
No último sábado, dia 12 de abril, o Departamento de Saúde e Medicina Preventiva da Prefeitura Municipal de Vargem Grande do Sul promoveu uma ação especial de intensificação da campanha de vacinação contra a influenza (gripe). As unidades de saúde do município permaneceram abertas das 8h às 12h para atender a população, e o resultado foi positivo: 813 pessoas dos grupos prioritários foram imunizadas em apenas uma manhã.
A ação faz parte da campanha nacional de vacinação contra a influenza, promovida pelo Ministério da Saúde, que tem como meta vacinar pelo menos 90% do público-alvo, estimado em cerca de 50 milhões de brasileiros. Foram adquiridas 73,6 milhões de doses da vacina para todo o país.
A vacina é aplicada em dose única, com exceção das crianças entre 6 meses e 9 anos que estiverem recebendo o imunizante pela primeira vez. Para esses casos, são necessárias duas doses, com intervalo de 30 dias entre elas.
A gripe é uma doença séria, causada pelos vírus influenza, e pode apresentar sintomas intensos como febre alta (acima de 38,5°C), dores no corpo, mal-estar e comprometimento das vias respiratórias, podendo evoluir para quadros mais graves, como pneumonia. Grupos como idosos, crianças pequenas e pessoas com imunidade baixa estão mais vulneráveis a essas complicações.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que mais de 650 mil pessoas morrem anualmente no mundo por conta de complicações decorrentes da gripe. Por isso, a vacinação é fundamental para a proteção individual e coletiva.
A CAMPANHA SEGUE ATÉ O FIM DE ABRIL
A campanha de vacinação contra a influenza continua em todas as unidades de saúde do município até o final do mês de abril. Se você faz parte dos grupos prioritários, não deixe para a última hora! Procure a unidade de saúde mais próxima da sua casa e garanta sua proteção e de quem você ama.
Atualmente, fazem parte do público prioritário:
Crianças de 06 meses a menores de 06 anos
Gestantes e puérperas
Idosos a partir de 60 anos
Trabalhadores da saúde
Professores dos ensinos básico e superior
Povos indígenas
Pessoas em situação de rua
Profissionais das forças de segurança e salvamento
Profissionais das Forças Armadas
Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais
Pessoas com deficiência permanente
Caminhoneiros
Trabalhadores do transporte rodoviário coletivo (urbano e de longo curso)
Trabalhadores portuários
Funcionários do sistema prisional
População privada de liberdade
Adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (entre 12 e 21 anos)
Vacina salva vidas. Proteja-se contra a gripe!
Vargem Grande do Sul