DEPARTAMENTO DE SAÚDE PARTICIPA DE CONFERÊNCIA NA SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE

Saúde - Sexta-feira, 28 de Março de 2025


DEPARTAMENTO DE SAÚDE PARTICIPA DE CONFERÊNCIA NA SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE

DEPARTAMENTO DE SAÚDE PARTICIPA DE CONFERÊNCIA NA SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE


Na última segunda-feira, 24/03, O Departamento de Saúde e Medicina Preventiva da Prefeitura esteve presente na Secretaria de Saúde do Estado, através da Assessora Alessandra Lodi e da Enfermeira e Coordenadora da Vigilância em Saúde, Katia Faustino de Souza, onde participaram de uma conferência sobre a Tuberculose.

 

A Tuberculose é a doença infecciosa mais mortal do mundo, levando milhares de pessoas à óbito, causando graves conseqüências econômicas, sociais e de saúde, por isso a urgência de se acabar com a doença. A data de 24 de março é fixada no calendário para se tratar mundialmente sobre o assunto.

 

O tema deste ano é: “Sim! Podemos Acabar com a Tuberculose”: Comprometer-se, Investir, Entregar, é um chamado ousado por esperança, urgência e responsabilidade.

O Departamento de Saúde da Prefeitura está preparado e orientado junto com toda equipe para prestar o atendimento correto e necessário quando solicitado. Também orienta as pessoas a procurar atendimento médico :

 

Sintomas

A maioria das pessoas expostas não desenvolvem os sintomas, já que a bactéria pode viver na forma inativa dentro do corpo. Entretanto, se o sistema imunológico enfraquecer, como acontece com pessoas com desnutrição, pessoas vivendo com HIV/Aids e com pessoas idosas, a bactéria da tuberculose pode se tornar ativa. Entre 5 e 10% das pessoas infectadas com a bactéria têm o risco de desenvolver a forma ativa e contagiosa da doença em algum ponto de suas vidas.

 

Os sintomas da tuberculose ativa incluem:

Tosse persistente (por mais de duas semanas), que pode apresentar-se com sangue ou escarro; Febre; Sudoração noturna; Perda de peso; Dores no peito; Fadiga.

No mesmo encontro também foi abordado os assuntos de prevenção e controle de outras doenças como IST, HIV/Aids e Hepatites Virais, onde participaram demais municípios do Estado de São Paulo.

Prefeitura


Vargem Grande do Sul