PREFEITURA REALIZA CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE MEIO PARA DEBATER EMERGÊNCIA CLIMÁTICA

Meio Ambiente e Agricultura - Segunda-feira, 27 de Janeiro de 2025


PREFEITURA REALIZA CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE MEIO PARA DEBATER EMERGÊNCIA CLIMÁTICA

PREFEITURA REALIZA CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE MEIO PARA DEBATER EMERGÊNCIA CLIMÁTICA

 

Visando a elaboração de proposições para implementação e revisão da Política Nacional sobre Mudança do Clima, a Prefeitura de Vargem Grande do Sul realizou na última quinta-feira (23), no auditório da Casa da Cultura a 1ª Conferência Municipal do Meio Ambiente, com o tema “Emergência Climática: Desafios da Transformação Ecológica” que faz parte da programação da 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente do Governo Federal. A edição municipal teve como objetivo debater sobre a emergência climática e colher propostas a serem apresentadas na etapa estadual.

A Conferência foi realizada pelo Departamento de Agricultura e Meio Ambiente com a presença dos palestrantes Dr. Marcos Cesar Pavani Parolin, Mestre em Direito e Professor, Procurador do Estado de São Paulo e Fundados do Instituto Planeta Plantar e também de Nádia Sabrina Mariano, Bacharelado e licenciatura em Ciências Biológicas pela UNESP, mestrado em Farmacologia pela Universidade Estadual de Campinas (2009) que há 15 anos é responsável técnica pelo Zoológico Municipal de Vargem Grande do Sul.

Estiveram presentes o prefeito Celso Luis Ribeiro, o vice-prefeito Guilherme Contini Nicolau, o presidente da Câmara Municipal, Maicon do Carmo Canato, os vereadores Rafael Coracini, Vagner Loiola, Vanessa Salmaço, Giovana Carvalho, o diretor do Departamento de Agricultura e Meio Ambiente, Guilherme Mansara e Melissa Ranzani, membro do Conselho Municipal de Meio Ambiente.

O Prefeito Celso Ribeiro agradeceu a presença de todos e ressaltou a importância da conferência Municipal do Meio Ambiente para debater esse assunto. Falou sobre a necessidade da criatividade e os trabalhos que podem ser realizados nessa área, assim como a necessidade de recuperar as nascentes do Rio Verde, importante Rio do nosso município; reforçou que a conscientização é o melhor caminho para o início de qualquer ação e salientou o trabalho que está sendo realizado das trocas dos encanamentos antigos de ferro reduzindo significamente a perca de água tratada do município; além da construção de uma nova represa e um novo lago para armazenamento de água bruta, que já está em andamento; também sobre um futuro projeto para criação de uma escola de Biologia, para as crianças do Ensino Municipal.

Em seguida, o palestrante Marcos Parolin tratou sobre as politicas públicas no âmbito municipal a fim de minimizar as mudanças climáticas, o professor ressaltou, ‘’As Conferências são extremamente necessárias, pois estamos enfrentando questões climáticas que exigem ações e ações não apenas do poder público, mas também de todos os grupos e população. Não podemos implementar medidas restritivas e efetivas sem ser falado e debatido com todos. Estamos tendo um sinal hoje que podemos ser otimistas através desses debates. Falar de meio ambiente não é apenas reciclagem, gestão de resíduos, falar de meio ambiente é o ar que eu respiro e a água que bebemos, é a vida!’’

A palestrante Nádia Sabino Mariano tratou do tema Educação Ambiental, enfatizou, ‘’Quando falamos de arborização, não impactamos apenas a nossa vida, também falamos da vida dos animais, pois estamos dando moradia e alimentação a eles, falamos de justiça ambiental. Quanto mais contato temos com os animais que necessitam de cuidados, ou que não consegue mais ter vida livre, aumentamos a chance de transmissões de doenças, então quando temos esse cuidado de arborização e cuidado, preservamos não apenas os animais mais também a nossa saúde”.

O diretor de Agricultura e Meio Ambiente Guilherme Mansara convidou os presentes a iniciar os grupos de trabalhos por Eixo temático, foram sugeridos 5 temas para debates, onde os grupos puderam expor suas idéias e possibilidade de melhoria para cada tema distribuído.

Esta foi uma das primeiras etapas da 5ª Conferência Nacional, posteriormente será realizada a Etapa Estadual, com a participação dos cinco delegados eleitos durante a conferência Municipal: Julio Morales, Ciro Manzoni, Melissa Ranzani, Plinio da Silva Teles, Leonardo Ranzani de C. Palaia.

 

As propostas aprovadas na 1ª Conferência Municipal do meio Ambiente foram:

 

EIXO 1 - MITIGAÇÃO

1 - Promover replantio (espécies nativas) nas áreas com nascentes em risco. Implantar políticas de fiscalização e conscientização.

2 - Incluir a ideia de arborização urbana em novos loteamentos e pensar em IPTU verde. Ex: cidade de Extrema/MG cidade modelo para programas ambientais.

 

EIXO 2 - ADAPTAÇÃO E PREPARAÇÃO PARA DESASTRES

1 - Possibilidade de harmonização e corredores verdes, conectando os espaços e favorecendo a modalidade urbana e qualidade do ar das principais ruas e avenida da cidade.

2 - Fortalecer cada vez mais a Defesa Civil, através de equipamentos e habilitação de seus agentes.

 

EIXO 3 – JUSTIÇA CLIMÁTICA

1 - Incentivar e promover a coleta seletiva para todos os setores da sociedade e a criação de cooperativas de reciclagem e Eco ponto, incluindo o público mais vulnerável.

2 - Criar estudos para implementação de incentivos fiscais e materiais aos pequenos produtores rurais e a propriedades urbanas para fins de alcance dos objetivos de desenvolvimento sustentável.

 

EIXO 4 - TRANSFORMAÇÃO ECOLÓGICA

1 - Promover a utilização de energia renovável nos prédios públicos municipais (fotovoltaica)

2 - Elaborar Lei Municipal que determina o plantio de árvore nas calçadas nas residências, como condição para aprovação de projetos.

 

EIXO 5 – GOVERNANÇA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL

1 - Propor projetos (capacitação de educadora da rede municipal de ensino e capacitação de trabalhadores e produtores rurais para gestão das águas) para financiamento das ações ambientais.

2 - Estruturar as divisões do Departamento de Agricultura e Meio Ambiente, com prioridade da contratação de fiscais ambientais.

Prefeitura


Vargem Grande do Sul