Autoridades definem segurança da Festa da Batata e da Romaria dos Cavaleiros
Administração - Quarta-feira, 17 de Julho de 2013

Prefeito Celso Itaroti se reuniu com autoridades para debater novo esquema de segurança Na manhã de segunda-feira, 15, o prefeito Celso Itaroti promoveu uma reunião com os órgãos de segurança pública para tratar dos preparativos da Festa da Batata 2013 e da 39ª Romaria dos Cavaleiros de Sant’Ana.
As festividades serão na próxima semana e contarão com um novo e forte esquema de segurança.
A reunião contou com a presença do major Monteiro, coordenador operacional do 24º Batalhão da Polícia Militar do Interior, juntamente com o tenente Osmar Luiz Giacon Santa Rosa, o delegado Antônio Carlos Pereira Júnior, o diretor José Antônio Valezin, responsável pelo Departamento de Segurança e Trânsito (Desetran), além de diretores e membros da organização das festividades.
Na ocasião foram definidas as estratégias de segurança e os esquemas que serão adotados para garantir a tranquilidade da Festa da Batata 2013 e da 39ª Romaria dos Cavaleiros de Sant’Ana.
“Quanto mais cuidados tivermos, maior será a segurança para todos os participantes”, afirma major Magalhães.
Tais medidas estão sendo estudadas meticulosamente, uma vez que espera-se um público maior este ano.
De acordo com tenente Osmar, a expectativa é que haja um trânsito maior, daí a necessidade de se atentar ao acesso no Recinto de Exposições “Christiano Dutra do Nascimento”.
Além do policiamento e da presença da Guarda Civil Municipal, o local contará ainda com três ambulâncias, dois médicos, uma enfermeira e quatro auxiliares de enfermagem.
Segundo o prefeito Celso Itaroti, a intenção é manter total segurança em ambas as festividades.
“Queremos repetir o sucesso e a tranquilidade do Carnaval que realizamos este ano no Recinto”, disse o prefeito.
Segurança na Romaria A Prefeitura Municipal e a Comissão Organizadora da 39ª Romaria dos Cavaleiros de Sant’Ana estão preocupadas em resgatar ainda mais o perfil religioso do evento e também oferecer um desfile com total segurança.
Para isso, algumas normas estarão sendo adotadas, como por exemplo, a ampliação da área cercada por grades, que deverá se estender por toda Rua do Comércio, evitando que o público possa ter algum contato próximo com os animais durante o desfile.
Outra preocupação é com relação aos maus tratos.
Diante disso, não será permitido que nenhum animal seja amarrado em postes ou árvores após a passagem do cortejo.
“Finalizada a passagem dos cavaleiros, iniciará a programação da Festa da Batata 2013, com as provas no Recinto de Exposições”, explica Lucas Lemos Ranzani, presidente da Comissão Organizadora da Romaria dos Cavaleiros.
A organização estará orientando aos participantes do cortejo para que não consumam bebidas alcoólicas durante o trajeto e que respeitem a religiosidade deste tradicional evento.
“Queremos enaltecer ao máximo esta tradição de nossa cidade em homenagem a padroeira Sant’Ana”, afirma..