SARAU DE POESIAS NA BIBLIOTECA MUNICIPAL
O Departamento de Cultura e Turismo da Prefeitura de Vargem Grande do Sul realizou na última terça-feira, dia 29, na Biblioteca Municipal “Víctor Lima Barreto” o 3º Encontro do Grupo de Biblioconforto, PROJETO PÉS NO CHÃO, MENTE NO INFINITO- Sarau de Poesias, onde recebeuum grupo de 18 alunos do 3º ano da EMEB “Nicola Dotta”, do Bairro do Pedregulho, com a professora Deborah Leslie, junto de familiares e freqüentadores da Biblioteca.
O projeto tem como objetivo usar da leitura de livros, apresentações, palestras e atividades culturais, para ser veículo de curas emocionais, espirituais, através do enriquecimento cultural.
O Projeto é direcionado a todos os munícipes que desejem participar, visando uma abertura do universo cultural emLiteratura, Conhecimentos gerais, Artes, Música, Teatro, Cinema, demais áreas da cultura e acontece mensalmente.
A Bibliotecária Silvânia Tater fez a abertura e apresentação do Sarau, junto com o PsicólogoGuilherme Mareca de Oliveira.
A diretora de Cultura e Turismo Márcia Iared, também presente, faz uso da palavra e comentou sobre a importância da poesia na Literatura Brasileira: “Através de grandes nomes como Carlos Drummond de Andrade, Vinicius de Moraes, Cora Coralina e tantos outros, o Brasil tem sua marca aqui e no mundo através da poesia, pessoas que deixaram seu legado nos livros, reconhecidos mundialmente, levando encanto, beleza e conhecimento através das palavras. Viva a Literatura Brasileira!”, finalizou.
Neste Sarau aconteceu o lançamento do Livro “Nossas Poesias”, na Sala de Estudos da biblioteca,elaborado pelos alunos no contexto do Projeto “Viver e Ser Feliz”, parceria com a promotoria de São João da Boa Vista que trabalha o combate e uso de drogas, focou na atividade de elaboração de poesias com título “Bora, bora jogar bola”.
No auditório foi contemplada uma explanação do tema Poesias e também narração de consagradas de autores como Vinicius de Moraes, entre outros, em seguida todos foram convidados a lerem poesias, de sua autoria ou dos livros de poesia que foram distribuídos.
A participante Carol Ribeiro que é Deficiente Visual fez a leitura de uma poesia em Braille, especialmente confeccionada para ela. Os autores Vargengrandeses Tiago Marini Ribeiro e Diego Roberto também apresentaram poesias autorais.
“A leitura é a chave que abre as portas da educação, iluminando o caminho para o conhecimento, a sabedoria e o futuro."
Vargem Grande do Sul