PREFEITURA ALERTA A IMPORTÂNCIA DA CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A FEBRE MACULOSA
Saúde - Quarta-feira, 11 de Outubro de 2023

PREFEITURA ALERTA A IMPORTÂNCIA DA CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A FEBRE MACULOSA O Departamento de Saúde, através da Vigilância Sanitária e Epidemiológica, alerta a população sobre a importância da prevenção à febre maculosa.
A febre maculosa é uma doença infecciosa causada pela bactéria Rickettsia rickettsii.
Essa bactéria está presente principalmente no carrapato-estrela, também conhecido como micuim, que pode transmitir a doença a seres humanos em caso de picada.
Os sintomas são febre alta, dores de cabeça e dores musculares, podendo surgir manchas róseas nas extremidades, em torno dos punhos e tornozelos, tronco, face, pescoço, palmas das mãos e solas dos pés.
Caso identifique sintomas dessas doenças, procure imediatamente uma Unidade de Saúde mais próxima da sua residência e relate o fato.
O tratamento da febre maculosa é feito com antibiótico, introduzido logo após os três primeiros dias.
OCORRÊNCIAS O Brasil registrou até junho deste ano 53 casos de febre maculosa.
Todos os oito que levaram a óbito foram na região Sudeste, que contabilizou 30 ocorrências.
Quatro pessoas que morreram foram infectadas em um evento em uma fazenda no interior do estado de São Paulo.
Segundo o Ministério da Saúde, a febre maculosa tem cura desde que o tratamento com antibióticos específicos seja administrado nos primeiros dois ou três dias.
O atraso no diagnóstico e no início do tratamento pode provocar complicações graves, como o comprometimento do sistema nervoso central, dos rins, dos pulmões, lesões vasculares e levar ao óbito.
Lembrando que a maior concentração dos casos é verificada em áreas rurais e silvestres, onde há exposição a carrapatos através de animais que frequentam ambientes de mata, margens de rio ou cachoeira.
Por isso, entre as recomendações estão usar roupas que cubram a pele, preferencialmente em cores claras para facilitar a visualização do carrapato.
E, depois, examinar o corpo todo.
E atenção: animais domésticos como cães ao andarem por áreas com infestação também podem carregar carrapatos..