Departamento de Saúde registrou 10 casos de dengue em Vargem
Saúde - Segunda-feira, 04 de Março de 2013

Nos primeiros dois meses de 2013, a Vigilância Epidemiológica registrou 10 casos de dengue no município, número bastante alto em relação a 2011.
Os casos também aumentaram em várias cidades da região, em escalada que se repete no Estado e em todo o país.
Dos 10 casos positivos, sete eram pessoas que foram infectadas fora de Vargem (durante férias, viagens, etc) e três contraíram a dengue no próprio município (casos autóctones).
No centro da cidade, onde foram registrados casos num mesmo quarteirão, foi feita nebulização da área por técnicos da Sucen – Superintendência do Controle de Endemias.
Além dos casos positivos, uma outra suspeita da doença não foi confirmada e três outras pessoas aguardam resultados de exames, num total de 14 notificações.
O mosquito da dengue se reproduz a partir de ovos, que evoluem para larvas e, depois, insetos.
Este ciclo ocorre em recipientes com água parada por vários dias.
Com a época de chuvas, recipientes com água e sem tampa em quintais e terrenos, ou mesmo em áreas abrigadas, colaboram para a disseminação do mosquito, exigindo cuidados redobrados da população.
Mutirão de limpeza contra a Dengue Prefeitura promove mutirão a partir do dia 11 De 11 a 22 de março a Prefeitura promove arrastão contra a dengue e o mutirão de limpeza, que vai passar pelo centro e por todos os bairros da cidade.
É uma força-tarefa que envolve o Departamento de Saúde, com a Vigilância Sanitária e Epidemiológica, agentes comunitários de Saúde e o DSUR – Departamento de Serviços Urbanos e Rurais.
Confira as datas e os bairros por onde passará o mutirão, com caminhões de coleta e as equipes de agentes de saúde, que inspecionarão terrenos e outros imóveis em busca de criadouros do mosquito da dengue.
A orientação da Prefeitura é para que os moradores colaborem, limpando seus terrenos e quintais, e colocando todo o lixo retirado na calçada, um dia antes da passagem do mutirão.
Não serão coletados entulhos de construção.
Outra medida é o cuidado preventivo, mantendo quintais e terrenos limpos, e não deixando água parada em pratinhos de vasos, pneus velhos, garrafas e outros recipientes sem tampa.
Veja por onde passará o mutirão: Dia 11: Jd.
Santa Marta, Jd.
São Cristóvão, Jd.
Dolores e Parque Industrial.
Dia 12: Jd.
São José, Jd.
Dolores, Cohab III e Jd.
Ferri.
Dia 13: Jd.
Paulista, Cohab I e Vila Esperança.
Dia 14: Jd.
Primavera, Cohab IV, Cohab V e Jd.
Santo Expedito.
Dia 15: Vila Santa Terezinha, Jd.
Paraíso II, Jd.
Paraíso I e Jd.
Iracema Dia 18: Vila Santana, Jd.
São Luiz e Jd.
São Joaquim.
Dia 19: Jd.
Pacaembu, Jd.
Morumbi e Centro.
Dia 20: Jd.
São Paulo e Centro.
Dia 21: Jd.
São Lucas, Jd.
Bela Vista e Vila Polar.
Dia 22: Jd.
Fortaleza, Cohab II e Jd.
Redentor..