DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO COMEÇA A IMPLANTAÇÃO DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
Educação - Sexta-feira, 25 de Fevereiro de 2022

O Departamento de Educação da Prefeitura de Vargem Grande do Sul começou o processo de implantação do Atendimento Educacional Especializado na rede municipal de ensino na quarta-feira, dia 23, com a capacitação dos professores especialista em Educação Especial.
Os professores irão trabalhar nas escolas municipais em salas especificas para a estruturação dos atendimentos. Os estudantes serão atendidos no contra turno escolar, tendo no mínimo dois atendimentos consecutivos por semana.
Eles serão gestores e irão planejar todos os processos necessários para ampliar ao educando, as possibilidades de acesso ao currículo, incluindo os processos e as intervenções que ocorram na sala multifuncional , na sala de aula ou em qualquer outro espaço da escola.
Neste primeiro momento a equipe escolar irá receber as famílias e em seguida será realizada uma avaliação com os estudantes para iniciar o processo da construção do PDEI-Plano de Desenvolvimento Educacional Individualizado.
O PDEI é um instrumento de planejamento e organização das ações, portanto aponta para o futuro.
Entretanto, sua utilização regular faz dele um instrumento de avaliação e monitoramento do processo de desenvolvimento do estudante e da efetividade das ações no âmbito individual e institucional.
O PDEI constitui-se, ainda, um instrumento de autoavaliação ou de avaliação reflexiva, visto que os próprios agentes (estudante, família, professores e demais profissionais envolvidos) dispõem dos dados no início do processo e dos alvos de curto e médio, longo prazo, podendo, com regularidade, considerar os avanços no cumprimento das metas estabelecidas.
Os professores serão responsáveis em contribuir na construção de recursos e estratégias para promover um sistema educacional equitativo, inclusivo, sem a prática de qualquer forma de discriminação ou preconceito.
O serviço de Atendimento Educacional Especializado irá promover a acessibilidade ao currículo, considerando as singularidades e especificidades dos educandos da educação especial.
Serão atendidos inicialmente uma média de 52 crianças e 30 estão em processo de avaliação com profissionais da área da saúde.
“Estamos muito felizes, é um grande avanço na Educação Municipal atender alunos em suas especificidades com qualidade, atenção e respeito que eles merecem.
Parabéns a todos”, disse prefeito Amarildo..