PREFEITURA ENTREGA ESCOVAS E CREMES DENTAIS NAS ESCOLAS E CRECHES
Saúde - Quinta-feira, 24 de Fevereiro de 2022

O Departamento de Saúde da Prefeitura de Vargem Grande do Sul iniciou nesta quarta-feira, dia 23, a distribuição de 5.500 escovas e cremes dentais aos alunos das escolas e creches municipais e estaduais.
O projeto é realizado com o objetivo de incentivar as crianças à escovação, criando assim hábitos saudáveis, com o auxilio esupervisão dos dentistas cirurgiões e auxiliares de saúde bucal da rede municipal.
Durante os próximos dias a equipe vai visitar todas as escolas e creches para realizar a orientação sobre a importância da escovação, maneira correta, dentes saudáveis e tirar as principais dúvidas.
Com esta ação, a Prefeitura, o Departamento de Saúde e Departamento de Educação pretendem realizar um trabalho preventivo para maior conscientização sobre a importância da saúde bucal.
SAÚDE BUCAL A saúde bucal é necessária para a pessoa desempenhar de forma adequada a mastigação e deglutição,visto que são etapas importantes da digestão, além de propiciar um sorriso saudável e uma boa saúde bucal que elevam a autoestima e melhora a qualidade de vida das crianças.
Apesar da prática odontológica se concentrar em atendimento individualizado cirúrgico e restaurador, a prevenção de doenças bucais tem se apresentado como uma forma mais eficaz de promover a saúde bucal.
Sendo assim a escola é um local adequado para o desenvolvimento de programas em saúde e higiene bucal por reunir alunos com faixas etárias propicia a adoção de medidas educativas e preventivas.
A importância da introdução sobre os cuidados com higiene bucal na escola e principalmente nos primeiros anos de vida e justificada pelo fato das crianças estarem em fase de descoberta e em processo de aprendizagem.
“ Os cuidados diários preventivos como uma boa escovação e uso correto do fio dental ajudam a evitar que problemas dentários se tornam mais graves.
A prevenção é a maneira mais econômica e menos dolorosa de cuidar dos dentes,evitando o tratamento de problemas que poderiam gerar incômodos”, disse a Dra.
Patrícia Morandin G.
M.
Andrade..