GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA É TEMA EM REUNIÃO DE PAIS DO “TIO CARLÃO”
Assistência Social - Quinta-feira, 24 de Fevereiro de 2022

O índice de gravidez na adolescência no Brasil vem aumentando consideravelmente e está acima da média mundial e é um assunto que precisa ser cada vez mais trabalhado.
O Departamento de Ação Social, através do CRAS e CREAS e com o apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente vem mobilizando as escolas e servi-ços públicos com a distribuição de materiais para realização de campanha visando a pre-venção da gravidez na adolescência.
A equipe do SCFV – Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos “Tio Carlão” se organizou com o material e convidou a Dra.
Amanda Naldoni, médica, para reunião com os pais do projeto para falar sobre o tema.
A reunião foi realizada na noite do dia 21 de fevereiro, na sede do “Tio Carlão”, e contou com dezenas de pais que puderam falar dos métodos anticoncepcionais existentes, dos riscos da gravidez na adolescência para saúde da mãe e do bebê, dentre outras dúvidas.
A psicóloga e responsável pelo projeto, Giovanna Caio Thezolin, falou sobre as possíveis causas que levam à gravidez na adolescência, as repercussões psicológicas e emocio-nais na vida da adolescente grávida e da importância das orientações e responsabilização também dos homens durante todo o processo, dentro outros assuntos ligados ao tema.
Ela disse que é um tema bastante complexo e terá continuidade nas reuniões do projeto, mas que neste primeiro momento foi muito bom para todos.
“Tornou-se um bate papo bastante proveitoso com partilha de experiências, esclarecimento de muitas dúvidas.
Também entregamos o material aos pais que entenderam a necessidade da conversa em casa para prevenção e dos cuidados caso aconteça.
Agradecemos o apoio da direção do Departamento de Ação Social, na pessoa diretora Eva Vilma da Silva Rodrigues, do Con-selho dos Direitos da Criança e do Adolescente, Leonardo Ranzani de Carvalho Palaia e especialmente a participação da Dra.
Amanda Naldoni neste momento”, disse a psicóloga Giovanna..