No sábado, dia 27, o Departamento de Saúde realizou mais um dia da campanha “Novembro Azul” , com atendimento exclusivo para homens. Aproveitando as Unidades de Saúde abertas e com equipe de funcionários também foi realizada a vacinação contra Covid-19 em três dos postos da campanha. O atendimento da campanha “Novembro Azul” foi realizada das 08:00 às 17:00, com a realização de consulta médicas, solicitação de exames, ECG, testes rápidos, triagem, avaliação bucal e orientações. Nos postos ESF “Dr. Fausto Ferraz” – Jardim São José, ESF “Dr. Benedito Martins” – Jardim Santa Marta, ESF “Dr. Valério Sebastião Fernandes” – Santo Expedito, ESF “Dr. Lauro Corsi” – Jardim Iracema e no ESF Dr. Renato Jonas Milan” – Centro. A vacinação contra Covid-19, Pfizer, foi realizada nos mesmo horário nas Unidades de Saúde do Centro, do Jardim Santa Marta e do Jd. Santo Expedito. A vacina foi de 1ª dose para pessoas com 12 anos ou mais, 2ª dose de 12 anos ou mais, para pessoas que tomaram a 1ª dose há no mínimo 21 dias e 3ª dose para pessoas de 18 anos ou mais que tenha tomado a 2ª dose há no mínimo 5 meses ( independente da marca/fabricante. Quem não pode comparecer nesses dias para atendimento deve procurar o posto mais perto da sua residência e marcar uma consulta de rotina. Homem também se cuida. A CAMPANHA: O Novembro Azul é uma campanha de conscientização realizada por diversas entidades no mês de novembro dirigida à sociedade e, em especial, aos homens. O Ministério da Saúde e a Sociedade Brasileira de Urologia alertam que a única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce, por isso, mesmo que não haja nenhum sintoma, homens a partir de 45 anos com fatores de risco ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista para realizar o exame se necessário.
PREVENÇÃO E TRATAMENTO:
A única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista para uma consulta.
Cerca de 20% dos pacientes com câncer de próstata são diagnosticados somente pela alteração no toque retal. Outros exames poderão ser solicitados se houver suspeita de câncer de próstata.
A indicação da melhor forma de tratamento vai depender de vários aspectos, como estado de saúde atual, estadiamento da doença e expectativa de vida.
Vargem Grande do Sul