Escolas municipais ultrapassam metas do IDEB

Educação - Sexta-feira, 31 de Agosto de 2012


Escolas municipais ultrapassam metas do IDEB Todas as escolas municipais de Vargem Grande do Sul ultrapassaram as metas propostas para 2011 do Ideb – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica que mede a qualidade de cada escola e de cada rede de ensino. O indicador é considerado um dos pilares do Plano de Desenvolvimento a Educação – PDE e é calculado com base no desempenho do estudante em avaliações do Inep – Instituto Nacional de Estudos e de Pesquisas Educacionais, como a SAEB e a Prova Brasil e em taxas de aprovação. O Ideb é medido numa escala de zero a 10 e para que o índice de uma ou rede cresça é preciso que o aluno aprenda, não repita o ano e frequente a sala de aula. A média alcançada em 2011 pelas escolas municipais de 5,96 está acima da média estabelecida pelo MEC – Ministério da Educação e Cultura de 5,6 e foi bastante comemorado no Departamento de Educação, quando o diretor Dante Antonio Braghetto reuniu a equipe para falar do índice e parabenizar a todos pelo trabalho realizado. “Todas as escolas do município conseguiram alcançar a meta projetada pelo MEC para o Ideb de 2011 e todas elevaram bastante seus índices, sendo que algumas conseguiram ultrapassar as expectativas. A escola Darci é a segunda melhor pontuação de todas as escolas da região e a “Mário Beni” que não alcançou sua meta de 2009, aumentou em 1,4 sua nota em 2011 alcançando o índice”, disse o professor. Ao falar do trabalho, o diretor de Educação destacou todo o investimento da administração do prefeito Amarildo no setor. “As creches tiveram uma mudança essencial no atendimento. Hoje nas nossas creches, as crianças começaram a ser preparadas para a vida escolar. As crianças deixaram de apenas brincar na creche e com um método diferenciado, as educadoras incluem a educação escolar”, disse. Dante também falou de outra mudança essencial nas creches. “Quase todas as crianças com 5 anos de  idade já estão freqüentando as salas das E.M.E.Bs. A convivência destas crianças nas E.M.E.Bs provoca um estimulo maior para  a aprendizagem”, disse. O sistema apostilado de ensino introduzido pelo prefeito Amarildo, que trouxe para as escolas municipais o sistema Objetivo de Ensino, também foi um dos fatores que o diretor considerou uma enorme contribuição para a melhora dos índices. “O método trouxe também para os professores da educação fundamental e também para as creches, capacitações que ajudam muito o professor, apóiam e colaboram para o desenvolvimento do método. Isso é muito importante. O sistema apostilado é oferecido nas redes particulares de Ensino e ter a oportunidade do município contar com este sistema, sem dúvida alguma é um grande avanço na educação municipal. Também adotamos o Ler e Escrever material do governo do Estado, o que também está ajudando muito nas escolas”, disse. Dentre todas as melhoras no sentido pedagógico, o diretor de Educação também destacou a participação dos pais. “Em todas as reuniões, as professoras e diretoras destacam a importância da participação dos pais na vida escolar da criança. A participação dos pais também tem um papel decisivo no desenvolvimento da criança e sentimos que essa aproximação da comunidade e escola é cada vez maior com o trabalho que vem sendo desenvolvido”, disse. Além deste investimento na capacitação e oferecimento de novos métodos de ensino, o diretor destacou também o investimento em materiais, uniformes, bolsas, tênis. “É um conjunto de ações que vão do início da preparação das crianças para vida escolar.  Nas creches, o preparo e capacitação constantes dos professores e de toda equipe, disponibilização de material para que realizem o seu trabalho; oferecimento de materiais e uniformes para as crianças criando uma condição de igualdade; participação dos pais e o trabalho em equipe são outros fatores do sucesso alcançado”, disse. Ao finalizar a entrevista, Dante falou do trabalho em equipe realizado e agradeceu a dedicação e empenho de cada membro da Educação Municipal. “A dedicação de cada um foi importante e agradecemos a todos, não podendo deixar de citar o trabalho da coordenadora pedagógica Rosana Pereira, a coordenadora das creches Daniela Botacini e as coordenadoras do ensino infantil Joice Daniel e Adriana Gambaroto. Deixo também o agradecimento às diretoras incansáveis, as professoras pelo amor que dedicam ao seu trabalho, a todos os funcionários da Educação, à equipe diretiva e ao prefeito Amarildo pela atenção e o apoio dedicados à Educação”, disse o diretor Dante. Melhor da região – A escola Darci Troncoso Peres, dirigida pela diretora Maria Aparecida Piconi e pela orientadora pedagógica Cristina da Silva Borges de Moraes, que em 2009 também ficou acima do índice estabelecido, superou as expectativas novamente, conseguindo 7,1 de pontuação sendo a segunda melhor da região, atrás apenas de uma escola de Tambaú que conseguiu 7,5. O índice de 7,1 alcançado em 2011 pela escola, foi projeto pelo MEC apenas para o ano de 2021. “Trabalho em equipe envolvendo todos os nossos funcionários, professores, alunos, pais. A equipe nos fortaleceu e foi fator fundamental para que pudéssemos realizar este trabalho na Educação de nossa cidade, para nossas crianças. As capacitações realizadas puderam oferecer nova formação e aplicando o que aprendemos, fez com que colhêssemos ótimos resultados”, disse Maria Piconi, diretora da escola Darci ao comentar o índice da escola que apresentou a melhor média regional. A diretora falou da dedicação para com as crianças e salientou que o índice é motivo de muita comemoração, mas também de muita responsabilidade. “Aqui temos o lema que usamos há alguns anos: fazer o que é melhor para criança e o que vai beneficiar a aprendizagem da criança é nossa meta. Esse índice é muito comemorado, mas também traz uma responsabilidade grande de mantê-lo e continuar progredindo e isso é um desafio e nossa expectativa é que o índice daqui a dois anos esteja melhor ainda”, disse e completou: “queria agradecer ao professor Dante que nos ensinou e ofereceu apoio e autonomia para que pudéssemos trabalhar de acordo com jeito de cada equipe; mas também nos cobrou essa situação do Ideb, acreditando na capacidade de todos nós. Agradecer aos funcionários da escola, do Departamento de Educação, a coordenadora Cristina pela dedicação; ao prefeito Amarildo por todo o respaldo oferecido a educação e por acreditar tanto na educação e especialmente aos pais pelo envolvimento e confiança”, disse. Evolução dos índices – A escola Henrique de Brito Novaes, dirigida pela professora Rosana Cadini, alcançou a meta de 6,5, ultrapassando as metas, inclusive as projetadas para 2021 que o MEC colocou para a escola de 6,3. A escola Henrique de Brito foi destaque em 2009, quando alcançou 6,1 e manteve seu crescimento. A escola Nair Bolonha na Cohab IV, que tem como diretora Valdirene de Cássia Libânio Gadiani, teve sua primeira avaliação no Ideb e conseguiu o índice de 5.7, uma excelente pontuação que também foi comemorada pela escola. A escola Francisco Ribeiro Carril que foi municipalizada em 2009 e está sob a direção de Gisele Bertoleti, tinha como meta do Ideb 2011 o índice de 5,0 e este foi ultrapassando, chegando a escola em 5,3. As duas escolas que conseguiram alcançar a meta estipulada pelo MEC, a Antonio Coury e a Mário Beni, demonstraram uma evolução expressiva. A escola Antonio Coury dirigida pela diretora Claudinéia Felipe, obteve a nota 4,5 em 2009 não conseguindo chegar à meta de 5,0 naquela data. Com o trabalho intenso, a escola evoluiu e saltou de 4,5 em 2009 para 5,4 em 2011, alcançando o índice e mostrando uma grande melhora. Outra escola que melhorou seu índice foi a Mário Beni. Em2009 aescola teve 4,4 de índice e não alcançou a meta, mas em 2011 conseguiu subir o índice em 1,4 conseguindo 5,8 e alcançando a meta do IDEB estipulada de 5,8. A diretora Elaine Cristina Mesquita, disse que assumiu em2011 aescola, mas o trabalho vinha sendo realizado para melhorar o índice e isso continuou e ofereceu os resultados obtidos que foram muito comemorados. Elaine destacou o trabalho em equipe e também o projeto esportivo do professor João Batista de Freitas que envolve a criança e cobra participação efetiva na escola, notas e frequência além da aproximação com a comunidade. “Isso nos orgulha muito e eleva a auto- estima de todos, funcionários, professores e alunos. Na sua grande maioria, nossos alunos são carentes e os resultados alcançados dão mais fôlego para continuar o trabalho. Agradecemos a toda a equipe Mário Beni pela dedicação e aos alunos e pais pelo empenho”, disse a diretora. Futuro – Falando dos resultados obtidos, o prefeito Amarildo destacou de uma maneira geral todo o empenho e a dedicação da educação em todos os sentidos. “Todos os funcionários se envolveram, juntamente com os professores e direção que também chamou os pais para uma participação mais efetiva, o que sem dúvida alguma reflete no comportamento e no desenvolvimento da criança dentro da escola. O novo método de ensino nas creches mudou a realidade do ensino infantil, preparando as crianças para vida escolar melhorando o desenvolvimento. O método apostilado trouxe um sistema de ensino diferente e as capacitações que ajudaram com novas experiências e a reciclagem de conhecimentos”, disse. Para o prefeito a melhora nos índices é algo que deve ser comemorado, mas é um trabalho que deve ter continuidade pois reflete diretamente no futuro da cidade. “Sempre digo que a educação é a ferramenta transformadora da sociedade. Preparar os futuros cidadãos com um ensino de qualidade, reflete diretamente na qualidade de vida do município. Cidadãos melhores preparados, têm mais oportunidades de estudo, trabalho e renda e é isso que buscamos para nossa população. Parabenizamos aos diretores, coordenadores, professores, funcionários, alunos e pais que se envolveram e se dedicaram nesta empreitada em prol da educação de nossas crianças, em favor do futuro”, disse o prefeito.

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