DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO DESTACA A IMPORTÂNCIA DA ROTINA EM TEMPOS DE ISOLAMENTO SOCIAL
Educação - Terça-feira, 05 de Maio de 2020

A psicopedagoga Laís Helena Bernardelli de Andrade e a fonoaudióloga Rosane de Fátima Campaneli do Departamento de Educação da Prefeitura Municipal de Vargem Grande do Sul destaca a importância da rotina em tempos de isolamento social.
Em meio à pandemia e isolamento social, muitas famílias relatam a dificuldade em manter a rotina no dia a dia de seus filhos, pois houve uma mudança de hábitos no ambiente familiar.
Porém, a rotina proporciona organização para a vida diária e ajuda a evitar o estresse infantil.
Há um mês, os pais relatavam sobre a sobrecarga de informações e atividades na vida de seus filhos, como: escola, tarefa de casa, atividades esportivas, entre outras.
Quando num piscar de olhos, a rotina dos pequenos que antes talvez os fizessem sentir-se sobrecarregados, muda de tal ponto, a fazerem se sentirem ociosos e entediados, sem nada para fazer.
Os pais tiveram que se organizar em pouco tempo, pois cuidar de casa, filhos e trabalhar fora, não são tarefas fáceis.
Pois bem, enquanto profissionais da educação compreendemos quantos sentimentos tal situação gera nas famílias.
Quantas incertezas sobre o que será o futuro?! O que nos faz deparar com uma geração de pais e crianças ansiosas.
E o que é a ansiedade? De maneira simples, a ansiedade se resume em sentimentos de medo, apreensão e preocupação.
Temos visto crianças preocupadas com o Covid 19.
Talvez não tenham ao certo entendimento sobre o que se trata, mas o certo é que estão sofrendo com essa pandemia.
Dessa forma o Departamento de Educação passará aos pais algumas orientações de como amenizar a ansiedade, buscando qualidade de vida no ambiente familiar.
Vamos começar dando algumas dicas com a criação de uma rotina aos pequenos, eles precisam de tempo para realizar suas tarefas escolares e atividades de lazer.
Uma boa dica: em uma folha de sulfite ou folha de caderno, crie um quadro com todas as tarefas que devem ser realizadas durante o dia.
Ao acordar: tirar o pijama, escovar os dentes, tomar café da manhã e por ai vai.
O apoio visual ajuda a criança a se organizar de maneira clara e objetiva.
Dentro dessa rotina, é importante que a criança realize as tarefas escolares sempre no mesmo horário, entendendo que a escola é um compromisso sério e necessário.
Mesmo dentro de casa é importante que a criança se movimente, gastando sua energia.
Porém muitos pais relatam não ter espaço suficiente.
Talvez seja hora de expandirmos a imaginação e criarmos com a criança atividades que sejam possíveis de serem realizadas como, dançar, pular corda, brincar com bola, pular amarelinha, entre outras que serão benéficas a toda família.
Encerramos orientando aos pais que deem autonomia para seus filhos em ajuda-los em casa, dentro do que é possível e viável a faixa etária.
Assim eles se sentirão uteis, aumentará a autoestima de seu pequeno e o tempo passará de maneira mais prazerosa.
Algumas dicas práticas de atividades possíveis a serem realizadas, também ilustradas com fotos.
Incentive as crianças a serem curiosas, estimulem a leitura e a escrita através de rótulos, panfletos de supermercados e propagandas.
Quando pensamos em alfabetização, podemos expandir a aprendizagem do universo escolar ao ambiente familiar, desse modo, na rotina diária, a aprendizagem pode ser estimulada com incentivos de organizar armários de cozinha, banheiros, guarda roupas, tudo sob a supervisão de um adulto, mas que irá de encontro com a alfabetização e seu desenvolvimento de uma forma geral.
A organização de armários e guarda roupas possibilitam que a família trabalhe inúmeros conceitos com a criança como: organização espacial, sequência de números e quantidade; as letras indicadas nos produtos e leituras de rótulos.
A família pode explorar os conceitos de memória e atenção, perguntando a criança se ela se recorda qual é a cor do que acabou de ser guardado, de quantidades.
Usar a imaginação para explorar o vasto universo de conhecimentos auxiliará no sucesso de aquisição de aprendizagem à criança..