MUTIRÃO CONTRA DENGUE E ESCORPIÃO COMEÇA NO DIA 05 DE FEVEREIRO
Saúde - Quarta-feira, 29 de Janeiro de 2020

O Departamento de Saúde da Prefeitura Municipal de Vargem Grande do Sul, está preparando o Mutirão e Arrastão contra o mosquito Aedes aegypti que transmite a dengue, zika vírus, chikungunya e febre amarela em conjunto com a campanha de orientação aos cuidados com os escorpiões.
A Vigilância Sanitária do Município pede aos moradores que retirem todo material que possam acumular água e coloque nas calçadas de suas casas, conforme cronograma, pois a equipe de agentes comunitários, junto a um caminhão passarão recolhendo esses materiais e orientando os moradores no combate ao mosquito e aos escorpiões.
Os materiais são todos aqueles que não servem mais para uso e podem acumular água, como pneus, garrafas, móveis quebrados, entre outros.
O Mutirão será realizado de 05 a 21 de fevereiro, fique atento as datas que irá passar em seu bairro e faça o descarte de todo material inservível.
DENGUE A transmissão acontece pela picada da fêmea do mosquito Aedes Aegypti, que pode ingerir o vírus ao picar uma pessoa infectada.
Depois do período de incubação, esse vírus pode ser transmitido para outras pessoas que forem picadas pelo mesmo inseto.
A dengue pode variar desde uma doença assintomática (ou seja, sem manifestação de sintomas), até quadros graves com hemorragia e choque, podendo causar morte.
Normalmente, o primeiro sintoma da dengue é a febre alta (39° a 40°C) de início repentino, que geralmente dura de 2 a 7 dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos e erupções cutâneas.
Também é comum ocorrerem náuseas e vômitos, que resultam em perda de peso.
Nessa fase febril, é difícil diferenciar a doença de outras enfermidades.
Por isso, é importante consultar um médico em caso de suspeita.
No período de diminuição ou desaparecimento da febre, a maioria dos casos evoluem para a recuperação e cura da doença.
Porém, algumas situações podem evoluir para as formas mais graves da doença, podendo levar a morte.
ESCORPIÃO Os escorpiões são animais terrestres e podem ser encontrados nos mais variados ambientes, em esconderijos junto às habitações humanas e construções, procuram locais escuros para se esconder e o hábito noturno é registrado para maioria das espécies.
São mais ativos durante os meses mais quentes do ano e período de chuvas devido as alterações climáticas, esses animais tem se apresentado ativos durante o ano todo.
Em caso de lavar uma picada de escorpião, lave com água e sabão e se dirija ao serviço de saúde mais próximo Pronto Socorro ou Hospital.
Fique de olho ! É importante que cada um faça sua parte !.