Dia Mundial do Meio Ambiente será comemorado nas escolas
Meio Ambiente e Agricultura - Segunda-feira, 04 de Junho de 2012

No próximo dia 05 de junho será comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente que vai envolver em Vargem Grande do Sul, atividades de conscientização junto às escolas estaduais, municipais e particulares.
De acordo com o diretor do Meio Ambiente e Agricultura, Marcelo Marini Cossi, serão várias ações relacionadas ao tema durante a semana.
As principais atividades serão desenvolvidas em salas de aulas, com apresentações de trabalhos e palestras; além de ações práticas, como visita a estação de Tratamento de Água e Esgoto, bem como o plantio de mudas nas escolas e em lugares estabelecidos.
O diretor destacou que a data é de extrema importância, para que, além das ações, a sociedade seja levada a refletir os compromissos com o Meio Ambiente.
“Apesar de ser um assunto constante na mídia, muitas pessoas acabam deixando de lado essa questão e, a ocorrência deste dia propicia que haja estímulo para que a sociedade volte a repensar o que está sendo feito e o que é necessário fazer.
Isso para que possamos refletir os nossos compromissos com o Meio Ambiente, que às vezes por motivos do sistema do mundo capitalista, esquecemos o enorme valor de zelar do nosso Planeta”.
Para o diretor, a população vem se conscientizando cada vez mais e o trabalho junto às crianças é fundamental para fazer chegar o recado aos pais.
“As crianças são divulgadores da causa.
Devidamente orientados, cobram dos pais e mais velhos as ações em benefício do Meio Ambiente.
A população, nos últimos anos, vem se conscientizando cada vez mais, e através de campanhas e ações realizadas no município esta preocupação vem tomando dimensões de toda faixa etária.
Nos pequenos gestos no dia a dia podemos diminuir impactos no Meio Ambiente”, disse Marcelo referindo-se a ações que além de contribuir com o Meio Ambiente também demonstram a educação da população como não jogar lixo das ruas e nos rios da cidade, entulhos e materiais em locais inadequados; fazendo a separação do lixo que é reciclável; não desperdiçando água entre outros.
Sobre o trabalho no município, o diretor destacou o intenso trabalho realizado na área de saneamento, além da arborização, o envolvimento dos professores com o assunto transmitindo conhecimentos constantemente aos alunos.
Marcelo também falou do trabalho para o início dos trabalhos no Aterro Sanitário que vai propiciar a desativação do lixão e a recuperação da área; a remodelação do Bosque Municipal uma área de importante para o meio ambiente do município; entre outros.
“O principal problema do município nesta área sem dúvida é o lixão.
Com o empenho do prefeito na resolução da questão sobre o Aterro Sanitário, as obras do mesmo serão terminadas e com o seu funcionamento, uma série de ações poderão ser desencadeadas, contribuindo ainda mais para o meio ambiente no município e melhorando consideravelmente os índices de referência”, disse.
Marcelo aproveitou a oportunidade para pedir a colaboração da população, evitando o desperdício de água e, principalmente não jogando lixo nas ruas, rios e terrenos do município..