Universidade Virtual de São Paulo será instalada em Vargem
Administração - Terça-feira, 13 de Junho de 2017

Polo oferecerá cursos gratuitos de Engenharia de Produção, Engenharia de Computação, Licenciatura em Matemática e Pedagogia Nesta segunda-feira, dia 12 de junho, o prefeito Amarildo Duzi Moraes recebeu a visita dos coordenadores da UNIVESP- Universidade Virtual do estado de São Paulo.
Após conversarem com o prefeito, os coordenadores Fábio Alessandro Baldacci e Aline Fernanda Simões visitaram a ETEC local, onde os cursos serão ministrados.
Na ocasião, o prefeito se mostrou muito feliz pela conquista que Vargem alcançou, pois os cursos terão o padrão de qualidade das universidades públicas paulistas como a USP, UNICAMP, Unesp e Centro Paula Souza, responsável pelas FATEC e ETEC.
A UNIVESP é uma instituição exclusivamente dedicada à Educação a Distância (EAD).
Ela foi criada em 2012 como a quarta universidade estadual paulista e é uma Fundação mantida pelo Governo do Estado de São Paulo, vinculada à secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, com credenciamento como universidade pelo Conselho Estadual de Educação e pelo MEC para oferecer os cursos a distância.
Inscrições já estão abertas O Polo de Vargem Grande do Sul oferecerá 50 vagas para cada um dos seguintes cursos: Engenharia de Produção, Engenharia de Computação, Licenciatura em Matemática e Pedagogia.
As inscrições já tiveram início e vão até o dia 10 de julho e devem ser feitas pelo site univesp.br.
Não há limite de idade e abrangerá toda a região.
O custo da inscrição é de R$ 48,00.
Data e local dos vestibulares serão divulgados pela universidade.
Os cursos serão totalmente gratuitos e os alunos contarão com a assistência permanente de tutores, com orientação da UNIVESP.
As aulas e provas serão realizadas de forma presencial no Polo localizado junto à ETEC de Vargem, cujo diretor Mauro Celso Monteiro está dando grande apoio ao projeto.
Luta para conseguir a vinda da UNIVESP para Vargem No começo do ano, o prefeito Amarildo esteve em São Paulo numa reunião com o vice-governador Márcio França onde o assunto foi tratado.
Na ocasião esteve acompanhado do vice-prefeito José Roberto Rotta e dos vereadores Paulo César da Costa e Célio Santa Maria, que reforçaram o pedido para que Vargem pudesse ser contemplada com um Polo da UNIVESP.
Em pronunciamento realizado na segunda-feira, dia 12, o governador Geraldo Alckmin ressaltou que o aluno da UNIVESP fará um curso num modelo que está crescendo no mundo todo.
“Ele estuda pela Internet, numa plataforma de alta tecnologia, e vai a um Polo de ensino a cada quinze dias para ter pessoalmente orientação do professor, fazer trabalhos em grupo e as provas.
O diploma é igualzinho ao da faculdade presencial”, disse Alckmin.
A instalação da UNIVESP em Vargem está sob a coordenação do diretor de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho, Tadeu Fernando Ligabue, que conta com a colaboração do gestor do setor de Informática da Prefeitura, Júlio Cesar Morales.
Segundo Tadeu, o prefeito está cumprindo com seu plano de governo de investir na tão sonhada faculdade para Vargem.
“Os tempos são outros agora.
Se Vargem perdeu o bonde da história em ter sua faculdade presencial nas décadas passadas, o futuro aponta para o ensino a distância, o ensino virtual, com a mesma qualidade de nossas melhores universidades e no nosso caso, gratuito”, afirmou o diretor de Desenvolvimento.
O ensino sofrerá grandes transformações com a internet e Vargem está dando o primeiro passo neste sentido.
“Vamos imaginar daqui a 20, 30, 40 anos.
Nosso Polo pode sim vir a se transformar em uma grande universidade virtual, com nossos alunos se formando nos melhores cursos do país”, afirmou o prefeito.
“Além disso, o curso terá custo zero e neste momento de crise, quantos alunos gostariam de fazer um curso superior e não tem recursos para fazê-lo? Esta é uma oportunidade que muitos esperavam, a de ter um curso de nível superior em nossa cidade.
Uma grande conquista para o município e que a UNIVESP possa ser o agente transformador no futuro de muitos vargengrandenses”, finalizou o prefeito..