Campanha de Vacinação contra a Influenza começa nesta segunda
Saúde - Quinta-feira, 13 de Abril de 2017

A Campanha de Vacinação contra a Influenza (gripe) começa nesta segunda-feira, dia 17, conforme calendário do Ministério da Saúde, imunizando crianças acima de 6 meses e menores que 5 anos, pessoas de 60 anos ou mais, profissionais da área da saúde, gestantes e puérperas.
A partir do dia 2 de maio serão imunizados as pessoas com doenças crônicas, seja respiratória, cardíaca, renal, hepática, neurológica, diabetes, obesos mórbidos, transplantados, portadores de deficiências especiais, hiv e câncer.
A diretora do Departamento de Saúde, Maria Helena Zan, salientou que a vacinação será das 8h às 15h, lembrando que não haverá distribuição de senhas.
“É importante que a pessoa procure o Posto mais próximo da sua residência para agilizar o processo de vacinação”, explicou.
O dia D de mobilização da vacina será realizado no dia 13 de maio para quem ainda não tomou a vacina, de acordo com os grupos que se enquadram no calendário do Ministério da Saúde; neste dia também será realizada a Campanha de Prevenção ao Câncer Bucal.
Locais de vacinação Centro de Saúde “Dr.
Gabriel Mesquita”; UBS “Edward Gabrioli”, Vila Polar; ESF III “Dr.
Natalino Lopes Aliende”, Jardim Dolores; ESF “Dr.
Arcelino Anadão”, Jardim Paulista; UBS “Benedito Martins”, Jardim Santa Marta; UBS “Dr.
Valério Sebastiao Fernandes”, Jardim Santo Expedito UBS “Dr.
Ítalo Quirino Stoppa”, Vila Polar; UBS “Renato Jonas Milan”, no Centro, e ESF II “Fausto Ferraz”, Jardim São José.
Influenza É uma infecção viral aguda, que afeta o sistema respiratório.
A tendência é disseminar facilmente em epidemias sazonais e mundiais.
A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos.
Após contato com superfícies recém-contaminadas por secreções respiratórias, pode levar o agente infeccioso direto a boca, olhos e nariz.
O período de incubação do vírus influenza varia entre um e quatro dias.
A maioria das pessoas infectadas recupera-se dentro de uma a duas semanas.
A infecção pelo vírus influenza pode levar às formas clinicamente graves como as infecções respiratórias agudas e pneumonias, podendo levar ao óbito..