Municípios ficam sem repasse de vacinas antirrábicas
Saúde - Segunda-feira, 23 de Novembro de 2015

Devido a falta de repasse de vacinas antirrábicas do Ministério da Saúde, vários municípios do Estado de São Paulo tiveram que cancelar a campanha de vacinação contra raiva em cães e gatos que ocorreria neste mês de novembro.
Vargem Grande do Sul está entre estes municípios que cancelaram a imunização.
De acordo com o coordenador da Vigilância Sanitária, Alessandro de Souza, o repasse é feito pelo Ministério da Saúde e tende a não ocorrer neste ano, devido a processos de compra e fornecimento das vacinas que são importadas.
“Isto está acontecendo em todo o país e somente os locais onde ocorreram casos positivos da doença é que serão priorizados com doses remanescentes da última campanha”, explica.
Alessandro ainda relatou que em setembro participou do VIII Seminário do dia Mundial da Raiva, em São Paulo.
Durante o evento, além de temas relativos à doença, entrou em pauta a campanha de vacinação deste ano.
“Ficamos no aguardo do Ministério da Saúde concluir o processo de compra e distribuição dos imunobiológicos”, relata o coordenador.
Em nota divulgada à imprensa, o Ministério da Saúde informou que não há definição de mês específico para a realização da campanha e que a distribuição das vacinas obedece um critério de avaliação de risco epidemiológico.
Segundo o Ministério da Saúde, 13 Estados são considerados prioritários e já receberam as doses.
Já o Estado de São Paulo se encontra fora deste grupo de risco, uma vez que não apresenta casos de raiva humana transmitida por um cão desde janeiro de 1997.
Embora a raiva esteja erradicada no Estado, toda a atenção é importante.
Em qualquer sinal da doença, o proprietário do cão ou gato deve comunicar um médico veterinário de sua confiança para que tome as devidas providências..