Mobilização social contra a dengue começa dia 23
Saúde - Segunda-feira, 16 de Novembro de 2015

Dando prosseguimento aos trabalhos de prevenção contra a dengue, a Prefeitura realizará uma mobilização social na próxima semana.
A atividade marcará a Semana Estadual de Mobilização contra a Dengue e acontecerá em todos os bairros, tendo início na segunda-feira, 23, e prosseguindo até a sexta-feira, 27.
Desenvolvida pelo Departamento de Saúde e pela Vigilância Sanitária, a campanha tem como objetivo recolher todo o tipo de material que possa acumular água e servir de criadouro para o mosquito Aedes aegitpy , o transmissor da dengue e também da f ebre de Chikungunya.
“Este inseto se reproduz em água parada.
É fundamental que a população colabore, não deixando caixas d’água descobertas e zelando pela limpeza de seus quintais, evitando qualquer objeto ou utensílio que possa acumular água.
A dengue é uma doença que pode levar a morte, portanto, é muito importante a participação de todos”, destaca Alessandro de Souza, coordenador da Vigilância Sanitária.
De acordo com o prefeito Celso Itaroti, a mobilização social vem de encontro com as ações desenvolvidas para evitar a propagação da doença em Vargem.
“Estamos investindo no combate a dengue, porém, nosso trabalho somente será eficaz com a conscientização e colaboração de todos.
Pedimos a população para que receba os agentes e nossas equipes durante esta campanha e colabore, sempre zelando pela limpeza de seus imóveis.
Somente juntos é que poderemos vencer a dengue”, comenta.
Confira o cronograma da Mobilização Social contra a Dengue 23/11 (segunda-feira) Jardim Santa Marta, Jd.
São Cristovão, Jd.
Dolores, Pq.
Industrial, COHAB III, Jd.
São Jose, Jd.
Ferri, Jd.
Novo Mundo, Jds.
Cristina I e II 24/11 (terça-feira) Jd.
Paulista, Jd.
Primavera, COHAB I, COHAB IV, COHAB V, COHAB VI, Jd.
Santo Expedito, Jd.
Santo Elcio e Vila Esperança 25/11 (quarta-feira) Vila Santana, Vila Santa Terezinha, Nossa Senhora Aparecida, Jd.
São Luiz, Jds.
Paraíso I e II, Jd.
Iracema 26/11 (quinta-feira) Centro, Jd.
Pacaembu, Jd.
Morumbi, Jd.
São Joaquim, Jd.
Itália e Jd.
São Paulo 27/11 (sexta-feira) Jd.
Fortaleza, Vila Polar, Vila Velha, Jd.
Redentor, Jd.
São Lucas, Jd.
Bela Vista e COHAB II A doença Transmitida pelo mosquito Aedes aegypti , a dengue é uma doença viral que se espalha rapidamente no mundo.
Nos últimos 50 anos, a incidência aumentou 30 vezes, com ampliação da expansão geográfica para novos países e, na presente década, para pequenas cidades e áreas rurais.
É estimado que 50 milhões de infecções ocorram anualmente e que aproximadamente 2,5 bilhões de pessoas morem em países onde a dengue é endêmica.
Na região das Américas, a doença tem se disseminado com surtos cíclicos ocorrendo a cada 3/5 anos.
No Brasil, a transmissão vem ocorrendo de forma continuada desde 1986, intercalando-se com a ocorrência de epidemias, geralmente associadas com a introdução de novos sorotipos em áreas anteriormente indenes ou alteração do sorotipo predominante.
O maior surto no Brasil ocorreu em 2013, com aproximadamente 2 milhões de casos notificados.
Atualmente, circulam no país os quatro sorotipos da doença.
De quem é a responsabilidade da dengue? Em uma enquete realizada recentemente, o Centro de Controle de Zoonoses de Rio Claro levantou a seguinte pergunta: Quem é o maior responsável pelo problema da dengue? Para 48,24% dos participantes, a doença é de responsabilidade de toda comunidade e seus governantes.
Já 40% classificam a população como total responsável pela dengue.
Apenas 8,24% responsabilizam o governo, enquanto que 2,35% a consideram obra do acaso e 1,17% disse não se preocupar com a doença..