Guarda Civil Municipal apreendeu grande quantidade de cerol e linha chilena
Administração - Terça-feira, 21 de Julho de 2015

Neste período de férias escolares, a Guarda Civil Municipal tem realizado constantemente a apreensão de linhas de pipa com cerol, uma mistura de cola e vidro moído bastante usada entre crianças e adolescentes durante suas brincadeiras.
No entanto, o que era para ser uma inocente diversão, hoje pode ocasionar acidentes e até mesmo tirar vidas.
O cerol é passado nas linhas das pipas e, ao secar, torna-se cortante.
Isso tem oferecido perigo não só para quem utiliza o material, mas também para os pedestres e, principalmente, os ciclistas e motociclistas.
“O cerol pode ser tão letal quanto uma arma de fogo.
Dependo da maneira que for atingida pela linha, a pessoa pode sofrer cortes e até ferimentos fatais.
Em todo país há registro de vários acidentes envolvendo motociclistas que chegaram a falecer após serem atingidos no pescoço”, explica o diretor José Antônio Valezin, responsável pelo Departamento de Segurança e Trânsito (Desetran).
Diante da periculosidade disso, a GCM intensificou suas rondas nos bairros, principalmente nas áreas onde ocorrem grande frequência de crianças e adolescentes.
Esta ação resultou na apreensão de aproximadamente 30 latas com linhas banhadas de cerol e também com um produto mais perigoso ainda: a linha chilena.
Quatro vezes mais cortante que o cerol, esta linha é fabricada com um tipo de alumínio, o que a deixa cortante como uma faca.
“A comercialização deste tipo de material é proibida.
Estaremos fazendo uma solicitação junto ao delegado local para requerer pelos meios legais um mandado de busca e apreensão nos estabelecimentos que estão comercializando a linha chilena”, afirma o diretor.
Conscientização Em meio a grande incidência de ocorrências envolvendo cerol e, agora, a linha chilena, o Desetran pede a colaboração da comunidade.
“Estamos fazendo nosso papel, intensificando as rondas e realizando apreensões, porém, o envolvimento da população é importante.
É fundamental que os pais fiquem atentos com o uso destes materiais, pois podem transformar brincadeiras em tragédias”, orienta Valezin.
As crianças e adolescentes que forem flagrados usando cerol ou linha chilena serão encaminhadas para o Conselho Tutelar juntamente com os pais ou responsáveis, ocasião em que serão tomadas as devidas providências.
Telefones para denúncia O uso de cerol e linha chilena é proibido.
Para denunciar, basta acionar os seguintes órgãos: – Guarda Civil Municipal: 199 – Polícia Militar: 190 – Conselho Tutelar: 3641-2347.