Guarda Civil Municipal salva vida de bebê
Administração - Terça-feira, 30 de Junho de 2015

Graças ao seu rápido atendimento, a Guarda Civil Municipal conseguiu salvar a vida de mais um bebê em Vargem Grande do Sul.
O caso ocorreu por volta das 2h30 de terça-feira, 30, quando a unidade de resgate da corporação foi acionada para atender a ocorrência de engasgamento na residência do casal Tâmara da Silva e Luis Ramos, localizada na rua Ângelo Buzato, no Jardim Paraíso I.
Ao chegar no local, os gcms Marco Antônio e Luciana Fermoselli se depararam com a pequena Sophia da Silva Ramos, de apenas sete dias, nos braços de sua mãe e sem sinais de respiração.
Tâmara explicou que sua filha havia se engasgado com o leite materno.
Diante da gravidade desta situação, os guardas civis municipais imediatamente iniciaram os procedimentos de primeiros socorros, realizando a Manobra de Heimlich, considerada o melhor método pré-hospitalar de desobstrução das vias aéreas superiores.
Durante o procedimento, a nenê expeliu o leite materno logo após a terceira manobra.
Ao voltar sua respiração, Sophia recuperou seus movimentos e foi encaminhada até o Hospital de Caridade, onde foi atendida pelo dr.
Marco Antônio Goulart e a equipe de enfermagem.
“Olhar aquele bebê de sete dias voltar a respirar é mais que gratificante e peço a Deus que me dê muito conhecimento para que eu possa salvar muito mais vidas.
Desejamos muita saúde ao bebê”, declarou a gcm Luciana.
Salvando vidas Com 23 anos de fundação, a Guarda Civil Municipal de Vargem Grande do Sul é uma corporação que faz parte do Departamento de Segurança e Trânsito (Desetran).
Durante todos esses anos, a GCM tem feito um trabalho extremamente importante, atuando nas áreas de segurança, resgate, Defesa Civil e zelando pelos patrimônios públicos.
Em 2014, a corporação prestou atendimento ao total de 1.820 casos.
Ao todo foram 133 acidentes de trânsito com vítimas, 11 atropelamentos e apenas três ocorrências sem nenhum ferido.
Em meio a tantas ocorrências, a Guarda Civil Municipal tem se destacado por salvar inúmeras vidas.
Para se ter ideia, em abril deste ano, a GCM socorreu uma gestante em trabalho de parto e conseguiu evitar que um bebê morresse asfixiado pelo cordão umbilical..