Iniciado o racionamento de água em Vargem
Administração - Quinta-feira, 16 de Outubro de 2014

Nesta quinta-feira, 16 de outubro, começa o racionamento de água na cidade que ocorrerá todos os dias, no horário das 18 horas às 6 horas.
A exemplo de várias cidades vizinhas, que já estão em sistema de racionamento, Vargem também enfrenta os efeitos da forte estiagem.
Água recuou nas margens, formando praias, e ilha ficou mais alta no centro da represa A capacidade da represa baixou para 50% e a redução do nível da água vem se acelerando dia a dia, também arriscando o funcionamento das bombas de captação, na represa, que devem funcionar submersas a 2 metros da superfície e que agora se encontram a menos de 1 metro da linha de água.
Para evitar o colapso destes equipamentos, a Prefeitura determinou o racionamento.
Cabe ainda destacar que boa parte da população procurou evitar o desperdício de água logo após decretado o estado de alerta em 28 de agosto.
Porém, outra parte dos moradores, conforme várias denúncias recebidas, continuou a lavar carros e calçadas com mangueira durante a madrugada, mesmo sob risco de autuação.
Neste sentido, continua o estado de alerta de desabastecimento, com multas de R$ 750 para quem desperdiçar água, valor que dobra na reincidência.
A Prefeitura e o SAE – Serviço Autônomo de Água e Esgoto solicitam o apoio da população neste período, tanto para ingressarmos na fase de racionamento como para continuar a evitar o desperdício.
Maiores informações podem ser obtidas no SAE (3641-1011, 3641-2195 e 3641-3538).
Racionamento de água na região Na região, vários municípios já estão em regime de racionamento há vários meses. Casa Branca começou a racionar água em maio deste ano, e ampliou o horário do racionamento em agosto.
Hoje o abastecimento ocorre por 12 horas, seguidas de 24 horas sem água.
Tambaú decretou estado de emergência em agosto e o racionamento na cidade vai das 5 às 19 horas.
Em Aguaí e Santa Cruz das Palmeiras o racionamento também ocorre por 12 horas todos os dias. Águas da Prata decretou estado de emergência no dia 13 de outubro e São Sebastião da Grama decretou racionamento na terça-feira, dia 14.
Em Grama, a água é racionada das 6 às 18 h, às terças e quinta-feiras, e das 23 às 6 horas nos outros dias da semana.
O nível da água desceu entre 28 de agosto (foto à esquerda) e 14 de outubro.