Mutirão de Limpeza e Arrastão começam no próximo dia 21
Saúde - Segunda-feira, 14 de Novembro de 2011

Com a chegada das chuvas o período se torna propício para a criação do mosquito transmissor da dengue e coloca as cidades em estado de alerta máximo.
Em muitas cidades é grande o aparecimento dos casos da doença e, em Vargem Grande do Sul, as autoridades de saúde também pedem atenção e colaboração total da população para evitar a proliferação da doença.
Desde janeiro foram detectados 37 casos suspeitos, 7 casos positivos contraídos no município e 3 importados.
O Departamento de Saúde tem intensificado os trabalhos de orientação aos moradores e mais um Mutirão da Limpeza e Arrastão contra a Dengue já foram programados para ter início no dia 21 deste mês.
O Mutirão vai passar pelos bairros recolhendo materiais inservíveis que podem ser possíveis criadouros do mosquito transmissor da dengue.
Os proprietários de imóveis devem limpar seus terrenos, quintais e residências descartando tudo que possa servir de criadouro de mosquitos.
“A recomendação é que não se coloque entulhos de construção, folhagens, tanquinhos de cimentos nas calçadas.
A equipe do Mutirão estará passando e recolhendo os possíveis criadouros e os demais materiais que os moradores colocarem nas calçadas.
Os caminhões da Prefeitura estarão percorrendo os bairros de acordo com o cronograma do mutirão”, disse Alessandro de Souza, responsável pela Vigilância Sanitária.
Os agentes irão conferir se os moradores deixaram para trás algum tipo de criadouro, solicitando que os moradores façam a retirada e também farão as orientações necessárias para que todos ajudem no combate ao mosquito transmissor da Dengue.
“É importante que cada proprietário ou morador, faça a limpeza de seu imóvel.
Os agentes estarão apenas verificando se ficou algo para trás, solicitando que seja retirado de imediato se isso acontecer e fazendo as orientações”, disse.
É importante que a população esteja atenta à programação do Mutirão e coloque o que for descartado apenas um dia antes da coleta evitando que o material fique por vários dias nas ruas.
Também está sendo solicitado que os moradores recolham o máximo de criadouros que for possível, deixando bem limpas suas propriedades e que coloquem tudo de uma só vez para fora, pois os caminhões não retornarão aos bairros que já fizeram a coleta.
Confira a programação do Mutirão AQUI ..