Departamento de Saúde promoveu palestra sobre amamentação
Saúde - Domingo, 10 de Agosto de 2014

Para marcar a Campanha Nacional de Amamentação, que ocorreu entre os dias 4 e 8 de agosto, na Semana Mundial de Aleitamento Materno, o Departamento Municipal de Saúde promoveu palestra no auditório do PPA para gestantes e mães recentes, que são atendidas nos postinhos da rede municipal de Saúde.
A palestra foi ministrada na tarde do dia 8 pelas enfermeiras Kátia de Cássia Faustino e Mariana Moreira, que já trabalham com grupos de gestantes nos postos da rede, com orientação sobre os períodos de gestação e aleitamento.
Na ocasião, a diretora de Saúde Silvia Salvador prestigiou as mães presentes, oferecendo-lhes uma singela confraternização após a palestra.
Neste evento, as dúvidas das mães e gestantes foram bem esclarecidas.
Por exemplo, até os seis meses, o bebê pode e deve ser alimentado exclusivamente com leite materno.
O aleitamento pode prosseguir, após a introdução de outros alimentos, até os dois anos de idade ou mais, se a mãe tiver condições para isso.
Nos primeiros meses, o bebê ainda não tem horário para mamar, ele vai estabelecer seu horário com o tempo.
Quando o bebê mama mais vezes, sem intervalos regulares, as mães podem achar que seu leite é fraco e que o bebê não está sendo bem alimentado.
“Não existe leite fraco, ele é sempre adequado para o desenvolvimento do bebê”, disse a enfermeira Kátia.
Durante a mamada, a mãe deve esvaziar totalmente uma das mamas para oferecer a outra.
Se o bebê não tomar o leite do fim da mamada, que tem mais gordura, ele pode sentir fome em seguida.
Outra dica importante: se o bebê estiver sendo amamentado no peito, não deve receber chupeta, bicos e mamadeiras, que possuem pontas mais moles e podem causar a rejeição ao peito da mãe, além de causar problemas nos dentes, na fala e na respiração.
Benefícios O leite materno protege a criança, criando imunidade e preservando o bebê de quadros como desidratação, diarreias e doenças respiratórias.
A mãe também é beneficiada, pois a amamentação funciona como um preventivo do câncer de mama e de colo do útero.
Há ainda os benefícios psicológicos e emocionais, que se refletirão na vida dos bebês e suas mães.
Amamentar que exige dedicação e persistência das mães, que vão aprendendo aos poucos lidar com os horários de seus bebês; não existe uma regra de intervalos a cada mamada, cada bebê tem o seu próprio ritmo.
Apenas aqueles que estendem o período de sono, precisam se acordados para serem alimentados a cada três horas.
O Ministério da Saúde tem incentivado o “mamaço”, ação de aleitamento a qualquer hora, em qualquer lugar, quando o filho solicitar, tornando a amamentação um ato o mais natural possível.
Em Vargem, as gestantes e mães recentes contam com toda a orientação necessária nos grupos de gestantes, existentes em todos os postinhos da rede municipal de saúde..