Meio Ambiente e Agricultura - Quarta-feira, 06 de Novembro de 2013

Prefeitura e INCRA formalizam implantação da Unidade Municipal de Cadastro

Wellington Diniz Monteiro falou sobre as ações do INCRA e do MDS A importância da agricultura familiar e as ações do Governo Federal foram o tema abordado durante o encontro do superintendente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), Wellington Diniz Monteiro, com os produtores rurais de Vargem Grande do Sul. O evento ocorreu na noite de quinta-feira, 31, na Casa da Cultura. O encontro foi presidido pelo prefeito Celso Itaroti e contou com a participação de várias autoridades locais e da região. Estiveram presentes os prefeitos Hildebrando Zoltan, de Casa Branca, e Ismar Ernani de Oliveira, de Divinolândia, o presidente da Câmara Municipal, Pedro Lemos Ranzani, os vereadores Marco Cavalheiro e Paulo César da Costa, o diretor da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), João Batista Vivarelli, o engenheiro agrônomo responsável pela Casa da Agricultura, Ciro Manzoni, o presidente do Sindicato Rural, João Batista do Amaral, o gerente do Banco do Brasil, Eduardo Alexandre Verona, e a gerente da Caixa Econômica Federal, Miquelina Garcia. Produtores e autoridades ligadas ao setor agropecuário local e regional prestigiaram o evento Abrindo a programação, Celso Itaroti agradeceu a presença de todos e destacou a importância de investimentos voltados para a agricultura, em especial, ao pequeno produtor. Comentou ainda das dificuldades enfrentadas pela classe e também sobre a assinatura do Termo de Cooperação Técnica para a implantação de uma Unidade Municipal de Cadastro (UMC) em Vargem Grande do Sul. A unidade visa a recepção de pedidos de emissão de Certificados de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR). Através deste convênio os agricultores poderão dar entrada em processos de obtenção do CCIR e se beneficiarão com outros serviços do Incra, sem a necessidade de se deslocarem para outras cidades. Celso Itaroti e Wellingon assinaram documentação para a implantação da unidade Logo em seguida, o superintendente Wellington Diniz Monteiro traçou um panorama da agricultura familiar brasileira e destacou as ações do INCRA e do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). Entre os pontos abordados estavam as linhas de financiamento voltadas aos pequenos produtores, além dos investimentos feitos pelo Governo Federal nos últimos anos no setor. O superintendente ainda respondeu questões dos participantes e falou sobre ações que podem ser desenvolvidas em Vargem Grande do Sul, colocando-se a disposição da Prefeitura Municipal para ajudar o município. Ao final, Wellington e o prefeito Celso Itaroti assinaram toda a documentação que formaliza a implantação da Unidade Municipal de Cadastro em Vargem Grande do Sul. Prefeitura solicita equipamentos junto ao INCRA Celso Itaroti, Wellington e Gabriel Mesquita durante entrega de ofícios Durante o encontro, o prefeito Celso Itaroti e o diretor Gabriel Mesquita, responsável pelo Departamento de Agricultura e Meio Ambiente, entregaram a Wellington dois ofícios solicitando equipamentos junto ao Governo Federal. O primeiro ofício solicita a aquisição de uma esteira para seleção de resíduos, uma prensa enfardadeira e uma balança com capacidade de duas toneladas para auxiliar nos trabalhos de reciclagem. Esses equipamentos são necessários para auxiliar a triagem dos materiais e com esta aquisição será possível processar uma quantidade muito maior de resíduos, diminuindo a quantidade de lixo no aterro sanitário e prolongando sua vida útil, além de trazer inúmeros benefícios ao meio ambiente. Já no segundo ofício, a Prefeitura Municipal reivindica a aquisição de um triturador de ganhos e um triturador de resíduos da construção civil. Com estes equipamentos, a Prefeitura Municipal realizará o correto procedimento operacional com os materiais coletados..