Educação - Sexta-feira, 25 de Outubro de 2013

Alunos recebem prêmios do Dia Nacional do Campo Limpo

Evento reuniu vários alunos da rede municipal Na segunda-feira, 21, aconteceu a entrega dos prêmios do Dia Nacional do Campo Limpo nas escolas da rede municipal de Vargem Grande do Sul. O evento contou com a presença do prefeito Celso Itaroti, a diretora de Educação Andréa Taramelli e os representantes das empresas participantes. Promovido pela ASACIA (Associação das Revendas de Agrotóxicos de Casa Branca), o concurso foi dividido em redação para os alunos dos 5º anos, com o tema “Por que reciclar é bom para o planeta?”, e também desenho, voltado às crianças dos 4º anos, com o tema “Mais reciclagem, menos lixo”. Participaram 1.525 alunos, sendo a aluna Ana Laura dos Santos, da EMEB “Nair Bolonha”, premiada com um tablet e vencedora da região na categoria redação para concorrer na etapa nacional. Já em desenho, a vencedora foi a estudante Kellyta E. Silva, da EMEB “Prof. Francisco Ribeiro Carril”, a qual ganhou uma bicicleta. Prefeito Celso Itaroti participou da entrega dos prêmios Além dessa premiação, foi entregue um kit de desenho e pintura para o aluno que se destacou em cada escola na categoria desenho. Os premiados foram Diogo Camareli Araújo, da EMEB “Nair Bolonha”; Leonardo H. Da Silva, da EMEB “Antônio Coury”; Isabela Bertoluci Martins, da EMEB “Mário Beni”; José Otávio Ribeiro, da EMEB “Padre Donizetti”; Pamela Vitória Pereira Lima, da EMEB “Henrique de Brito” e Bruna Rafaela V. Dos Santos, da EMEB “Darci Troncoso Peres”. Dia Nacional do Campo Limpo No dia 18 de agosto foi celebrado em todo o país o Dia Nacional do Campo Limpo, data que faz parte do calendário oficial brasileiro e que é comemorada desde 2005. A iniciativa nasceu com o objetivo de fomentar ações de conscientização e estímulo à reflexão sobre a conservação do meio ambiente. Em sua 9ª edição, a programação envolve escolas, agricultores, distribuidores, indústrias, autoridades e a comunidade local. Por sua abrangência e pela grande mobilização de todo setor, o Dia Nacional do Campo Limpo é considerado uma das mais significativas ações de educação ambiental do Sistema Campo Limpo – que é o programa de logística reversa das embalagens vazias de defensivos agrícolas. Há 11 anos em prática no Brasil, este sistema é considerado exemplo de gestão de resíduos sólidos. O modelo de responsabilidades compartilhadas já garante que 94% das embalagens plásticas de defensivos agrícolas comercializadas anualmente sejam destinadas de forma correta. A ASACIA e quase todas as outras centrais de recebimento de embalagens vazias espalhadas pelo Brasil comemoraram a data envolvendo alunos da rede escolar de mais de 100 municípios de 24 estados. Em Vargem Grande do Sul, o prefeito Celso Itaroti fez questão de trazer este projeto através do Departamento de Educação. Satisfeita pelo resultado positivo, a organização do concurso agradece a Prefeitura Municipal, bem como aos diretores, professores, alunos, os representantes de indústrias, Du Pont e Basf, representantes dos canais de distribuição (Agrovecal, Saran, Agrocrop, Cooperbatata, RCM Insumos e Equilíbrio Agrícola) e a todos que participaram e compartilharam a importância de iniciativas como esta, a qual visa contribuir para que as futuras gerações possam viver em um planeta melhor..