Educação - Sexta-feira, 27 de Setembro de 2013

Obras na creche do Pró-Infância estão na reta final

Antes e depois: apesar de nova, obra apresentava várias rachaduras, necessitando ser reparadas Implantada pelo programa Pró-Infância, a Creche Geraldo Cara Rinaldi tem passado por obras de adequação para que possa iniciar suas atividades. Esta medida foi tomada devido às condições que o prédio apresentava. Inaugurada no final de dezembro de 2012, a creche apresentava uma série de irregularidades, o que prejudicaria seu funcionamento e atendimento. Um exemplo disso é o berçário, onde não havia cubas, o que impossibilitava banhar as crianças. Já a cozinha foi feita com espaço pequeno, incapaz de acolher o próprio fogão, necessitando ser reformulada. Ainda foi constatado um grave problema na rede de água. A ligação da caixa d’água foi feita de maneira irregular, o que prejudicava o abastecimento de toda unidade. Creche foi entregue com uma série de problemas de infiltração e goteiras Uma situação alarmante é com relação aos muros. Como não foram fixados devidamente no chão, corriam o risco de queda, colocando em risco a segurança das crianças. Uma prova disso é que no início de janeiro, uma parte chegou a desmoronar devido às chuvas. Com a queda, parte do solário cedeu, ocasionando trincas no chão e nas paredes. Outro problema é a forma como o refeitório foi construído. Por ser uma área muito aberta e dividir espaço com o pátio, as crianças ficariam expostas ao vento e ao frio. Isso sem contar que durante as chuvas, o local sempre alagava. Este problema pôde ser constatado claramente pelo público que esteve presente na cerimônia de inauguração da unidade, pois na época choveu e todo este espaço permaneceu alagado. Antes e depois: prédio precisou receber sistema de calhas e coberturas em policarbonato Para resolver esta situação, o prefeito Celso Itaroti solicitou o fechamento destes locais e pediu a implantação de coberturas em policarbonato, o que protegerá as crianças de serem expostas ao clima. Além disso, foi implantado um sistema de calhas e aguarda-se apenas a instalação dos toldos necessários. Com a constatação de todos estes problemas, tornou-se inviável manter a creche em funcionamento, uma vez que todo o atendimento seria prejudicado. Diante desta situação, o prefeito Celso Itaroti optou em realizar uma reforma geral no prédio para sanar estas irregularidades, pois são detalhes indispensáveis para que a unidade possa funcionar normalmente. Dinheiro para construção da creche foi obtido em 2007 Ligação da caixa d’água foi feita de maneira irregular, necessitando a instalação de um registro e sua adequação correta A creche do programa Pró-Infância foi obtida em 2007, graças a intercessão política de Ronaldo Gutierres junto ao Governo Federal. No entanto, sua construção somente teve início em 2011, não se sabendo o motivo das administrações passadas terem demorado todo este tempo. A entrega da obra ocorreu somente no final de dezembro de 2012, mesmo estando ela com todas estas irregularidades. Creche receberá 150 crianças As obras estão na reta final e a creche está programada para ser inaugurada, dentro do possível, ainda neste semestre. Assim que inaugurada, a unidade atenderá 150 crianças. Vale destacar que neste primeiro momento receberá aproximadamente 90 crianças da creche Dona Anita, a qual será totalmente reformada. O prefeito Celso Itaroti tem acompanhado a obra e compreende a situação dos pais que estão em busca de vagas nesta unidade. Diante disso, ele lamenta que este transtorno tenha ocorrido, uma vez que isso poderia ter sido evitado caso houvesse um acompanhamento maior por parte da administração passada. “Se o prédio estivesse em funcionamento, as condições oferecidas seriam preocupantes a nós, que somos responsáveis e comprometidos com a educação, assim como aos pais que confiam seus filhos o dia todo sob nossos cuidados. Agora com estas adequações, poderemos entregar uma creche que realmente ofereça uma boa estrutura e segurança às crianças, atendendo as expectativas de uma educação de qualidade”, afirma o prefeito..