Meio Ambiente e Agricultura - Sexta-feira, 23 de Agosto de 2013

Prefeitura Municipal estuda implantação de Eco Ponto

A busca para uma solução ao lixo eletrônico está entre os principais temas discutidos pelas autoridades em todo mundo. Segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU), entre os países emergentes, o Brasil é o que mais gera lixo eletrônico. Para se ter idéia, anualmente são descartadas cerca de 97 mil toneladas métricas de computadores, 2,2 mil toneladas de celulares e  17,2 mil toneladas de impressoras. Preocupado com esta questão, o prefeito Celso Itaroti estuda a implantação de um Eco Ponto em Vargem Grande do Sul. Para isso, a Prefeitura Municipal está firmando uma parceria com uma empresa da cidade de Mococa, a qual é especializada em reciclagem de lixo eletrônico. “Nesta parceria, o município cede um local e a empresa dispõe de caçambas para a acomodação do resíduo. Após preenchimento dos recipientes, ela realiza a coleta, fazendo assim a reciclagem e reaproveitamento dos componentes que são descartados pela sociedade. Desta forma, estes materiais eletrônicos estarão sendo descartados de maneira correta”, explica o diretor Marcelo Cossi, responsável pelo Departamento de Agricultura e Meio Ambiente. Ao longo destes anos, o lixo eletrônico gerado em Vargem Grande do Sul tem sido descartado de forma irregular, pois o município não possuía nenhuma ação em conjunto com empresas que recolhem este tipo de resíduo. De acordo com Marcelo, a expectativa é que em curto prazo seja concretizada a parceria entre a Prefeitura Municipal e a empresa. Os problemas causados pelo descarte inadequado O descarte do lixo eletrônico é feito quando o equipamento apresenta defeito ou se torna obsoleto. O problema ocorre quando este material é depositado no meio ambiente. Como estes equipamentos possuem substâncias químicas – como chumbo, cádmio, mercúrio, berílio, etc – em suas composições, podem provocar a contaminação do solo e da água, assim como provocar doenças graves em pessoas que coletam produtos em lixões, terrenos baldios ou na rua. Além disso, estes materiais são compostos por grande quantidade de plástico, metais e vidro, que demoram muito tempo para se decompor no meio ambiente. Armazenamento Enquanto o Eco Ponto está em fase de implantação, a Prefeitura Municipal orienta a comunidade vargengrandense a armazenar adequadamente o lixo eletrônico para que seja feito o descarte correto, assim como tomar alguns cuidados ao manusear estes materiais. As lâmpadas precisam ser acomodadas em local seguro, envolvidas em caixas de papelão para não ocorrer trincas ou estilhaços. As pilhas e baterias também devem ser armazenadas em locais adequados para que sejam destinadas ao Eco Ponto assim que estiver em funcionamento..