O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Vargem Grande do Sul, terça-feira, 20 de maio de 2025
(19) 3641-9000 /
Atendimento: Horário de funcionamento: Segunda à sexta-feira, das 08h às 12h e das 13h30 às 17h30
Idioma
Português
English
Español
Francese
Deutsch
Italiano
Notícias por Categoria
DEPARTAMENTO DE SAÚDE E MEDICINA PREVENTIVA REALIZOU DIA D DE VACINAÇÃO E EXAMES DE PREVENÇÃO AO CÂNCER BUCAL
DEPARTAMENTO DE SAÚDE E MEDICINA PREVENTIVA REALIZOU DIA D DE VACINAÇÃO E EXAMES DE PREVENÇÃO AO CÂNCER BUCAL
O Departamento de Saúde e Medicina Preventiva da Prefeitura realizou o Dia D da campanha de vacinação contra a influenza e prevenção ao Câncer Bucal nas Unidades de Saúde do município.
Os atendimentos aconteceram em quatro unidades básicas de saúde e também em uma das salas de vacinação, onde juntamente com a imunização foram realizados os atendimentos de saúde bucal em um grande público, que recebeu orientação sobre os cuidados nesse sentido e também da prevenção ao câncer, também conhecido como câncer de cavidade oral, uma doença que afeta as regiões da boca, como lábios, gengivas, bochechas, céu da boca, língua e amígdalas.
O Diretor do Departamento de Saúde e Medicina preventiva, Mário Olinto e a Assessora Alessandra Lodi, acompanharam de perto o trabalho dos profissionais nas unidades de saúde, reforçando com os pacientes a importância dos atendimentos e a preocupação com a prevenção, não só neste tema mas em tudo que for possível quando se trata de saúde.
Ainda sobre a saúde bucal, no Brasil, o câncer bucal continua sendo um dos 10 tipos de câncer mais comuns, com cerca de 15.100 novos casos esperados anualmente. A maioria dos casos ainda é diagnosticada tardiamente, o que reduz as chances de cura e exige tratamentos mais complexos.
É importante ficar atentos aos sintomas e em caso de constatação, procurar atendimento médico.
Os principais sinais que devem ser observados são:
- Lesões na cavidade oral ou nos lábios que não cicatrizam por mais de 15 dias;
- Manchas/placas vermelhas ou esbranquiçadas na língua, gengivas, palato (céu da boca), mucosa jugal (bochecha);
- Nódulos (caroços) no pescoço;
Rouquidão persistente.
Nos casos mais avançados observam-se os seguintes sintomas:
- Dificuldade de mastigação e de engolir;
- Dificuldade na fala;
- Sensação de que há algo preso na garganta.
O câncer de boca acomete mais os homens acima dos 40 anos e é uma doença que pode ser prevenida de forma simples, desde que seja dada ênfase à promoção à saúde, ao aumento do acesso aos serviços de saúde e ao diagnóstico precoce.
Hábitos saudáveis são o segredo para tudo. Abstenção de fumo e bebidas alcoólicas, dieta rica em alimentos saudáveis, boa higiene oral, e outras atitudes como estas, diminuem as chances de desenvolver a maioria das doenças malignas, inclusive os tumores na boca, que são os mais comuns tipos de câncer de cabeça e pescoço no Brasil.
HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
Horário de funcionamento: Segunda à sexta-feira, das 08h às 12h e das 13h30 às 17h30
Versão do sistema: 2.0.0 - 16/05/2025
Portal atualizado em: 20/05/2025 15:57:41