O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Vargem Grande do Sul, terça-feira, 01 de abril de 2025
(19) 3641-9000 /
Atendimento: Horário de funcionamento: Segunda à sexta-feira, das 08h às 12h e das 13h30 às 17h30
Idioma
Português
English
Español
Francese
Deutsch
Italiano
Notícias por Categoria
DEPARTAMENTO DE SAÚDE PARTICIPA DE CONFERÊNCIA NA SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE
DEPARTAMENTO DE SAÚDE PARTICIPA DE CONFERÊNCIA NA SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE
Na última segunda-feira, 24/03, O Departamento de Saúde e Medicina Preventiva da Prefeitura esteve presente na Secretaria de Saúde do Estado, através da Assessora Alessandra Lodi e da Enfermeira e Coordenadora da Vigilância em Saúde, Katia Faustino de Souza, onde participaram de uma conferência sobre a Tuberculose.
A Tuberculose é a doença infecciosa mais mortal do mundo, levando milhares de pessoas à óbito, causando graves conseqüências econômicas, sociais e de saúde, por isso a urgência de se acabar com a doença. A data de 24 de março é fixada no calendário para se tratar mundialmente sobre o assunto.
O tema deste ano é: “Sim! Podemos Acabar com a Tuberculose”: Comprometer-se, Investir, Entregar, é um chamado ousado por esperança, urgência e responsabilidade.
O Departamento de Saúde da Prefeitura está preparado e orientado junto com toda equipe para prestar o atendimento correto e necessário quando solicitado. Também orienta as pessoas a procurar atendimento médico :
Sintomas
A maioria das pessoas expostas não desenvolvem os sintomas, já que a bactéria pode viver na forma inativa dentro do corpo. Entretanto, se o sistema imunológico enfraquecer, como acontece com pessoas com desnutrição, pessoas vivendo com HIV/Aids e com pessoas idosas, a bactéria da tuberculose pode se tornar ativa. Entre 5 e 10% das pessoas infectadas com a bactéria têm o risco de desenvolver a forma ativa e contagiosa da doença em algum ponto de suas vidas.
Os sintomas da tuberculose ativa incluem:
Tosse persistente (por mais de duas semanas), que pode apresentar-se com sangue ou escarro; Febre; Sudoração noturna; Perda de peso; Dores no peito; Fadiga.
No mesmo encontro também foi abordado os assuntos de prevenção e controle de outras doenças como IST, HIV/Aids e Hepatites Virais, onde participaram demais municípios do Estado de São Paulo.
HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
Horário de funcionamento: Segunda à sexta-feira, das 08h às 12h e das 13h30 às 17h30
Versão do sistema: 2.0.0 - 27/03/2025
Portal atualizado em: 01/04/2025 15:35:53