Vargem Grande do Sul, sábado, 12 de outubro de 2024 Telefone (19) 3641-9000

Chuvas Isoladas

Saúde - Quarta-feira, 09 de Outubro de 2024

OUTUBRO ROSA ALERTA SOBRE PREVENÇÃO E DIAGNÓSTICO PRECOCE DO CÂNCER DE MAMA

Durante o mês de outubro o Departamento de Saúde de Vargem Grande do Sul está realizando a Campanha Outubro Rosa com atendimentos no período da noite e também aos sábados para atender o maior número de mulheres.

OUTUBRO ROSA ALERTA SOBRE PREVENÇÃO E DIAGNÓSTICO PRECOCE DO CÂNCER DE MAMA

Será realizado coleta de Papanicolau, testes rápidos e solicitação de mamografia se necessário.

A coleta de Papanicolau será direcionada para a faixa etária de 25 a 64 anos, com prioridade para mulheres que não estão com os exames em dia (último exame a mais de um ano) e os agendamentos deverão ser realizados na Unidade Básica de Saúde mais próxima ou no CAM.

O objetivo da campanha é compartilhar informações sobre o câncer de mama e sobre câncer do colo do útero, promovendo a conscientização sobre as doenças, proporcionando maior acesso aos serviços de diagnóstico e contribuindo para a redução da mortalidade.

O nome da campanha remete à cor do laço que é um símbolo internacional usado por indivíduos, empresas e organizações na luta e prevenção do câncer de mama. O diagnóstico precoce ainda é o maior aliado para o tratamento eficaz do câncer de mama. Quando identificado cedo pode ser tratado, impedindo que o tumor alcance outros órgãos.

O câncer de mama pode ser detectado em fases iniciais, em grande parte dos casos, aumentando assim as chances de tratamento e cura.

A maior parte dos casos é descoberta pelas próprias mulheres. Alterações suspeitas também podem ser avaliadas pelo exame clínico das mamas, que é a observação e palpação das mamas por médico ou enfermeiro. Conhecer o próprio corpo, saber o que é e o que não é normal ajuda a detectar de forma precoce os sinais de câncer. Olhar, palpar e sentir as mamas no dia a dia é importante para reconhecer suas variações naturais e identificar as alterações suspeitas.

Realize seu agendamento e garanta o seu atendimento!

Outubro Rosa é promovido para que acenda a consciência da prevenção em você. Não espere que seja tarde demais para cuidar do seu corpo!