Vargem Grande do Sul, terça-feira, 02 de julho de 2024 Telefone (19) 3641-9000

Educação - Sexta-feira, 17 de Maio de 2024

CRECHE PROF. ª ROSA AGUILAR CORTEZ FOI INAUGURADA SEXTA-FEIRA (10)

Na última sexta-feira, dia 10, foi inaugurada a Creche Municipal “Prof.ª Rosa Aguilar Cortez”, no Jardim Paraiso II, dando início às atividades na segunda-feira, dia 13, com aproximadamente 100 crianças.

A cerimônia de inauguração iniciou com a execução do Hino Nacional e o Hino de Vargem Grande do Sul, em seguida foi feita a leitura da Biografia da “Prof.ª Rosa Aguilar Cortez” pela chefe de Gabinete, Rosângela de Mello.

O cerimonialista Celso Henrique Bruno prosseguiu os protocolos passando a palavra para professora Fernanda Delalíbera Chaves, responsável pela creche, que agradeceu a presença de todos e enfatizou a importância da Educação na vida das crianças e que o trabalho deve ser em conjunto, contando com a ajuda de todos.

A diretora de Educação, Renata Regina Taú Bocamino relembrou o crescimento da educação onde em 2017 eram atendidas 435 crianças em creches municipais e existia uma fila de espera de mais de 600 crianças. “Hoje, após a inauguração de mais duas creches, são atendidas 868 crianças e fila de espera é de 27 crianças. Com a inauguração desta nova creche chegam no total de 968 vagas atendidas para as crianças”, disse a diretora.

Em nome da família o Dr. José Alberto Aguilar Cortez fez uso da palavra e em um discurso emocionante falou sobre a trajetória e vida da professora Rosa e a importância dela na educação em nosso município.

Em seguida, fizeram uso da palavra a presidente da Câmara, Danutta de Figueiredo Falcão Rosseto, mencionando que enquanto mãe não existe conforto maior do que saber que seus filhos estão em um local seguro, bem acolhidos e bem alimentados, reforçando assim o trabalho bem feito do Departamento de Educação. Assim também foi a fala do vice-prefeito Celso Luís Ribeiro que destacou que a educação é o melhor caminho e parabenizou o prefeito Amarildo pelo investimento em busca de melhorar ainda mais o ensino, contribuindo também para a abertura de novas vagas.

Em homenagem a toda família Aguilar Cortez, foi realizada uma apresentação musical com o cantor Lucas Buzato com a música “Granada” de Augustin Lara.

Em seu discurso, o Diretor de Obras e Serviços do FDE, Vinicius Faraj, mencionou que o estado está investindo muito em infraestruturas em especial para as escolas, sendo até o momento 1.017 obras voltadas para as unidades escolares e anunciou reformas em duas escolas do nosso município sendo a revitalização da escola E.E. “Benjamin Bastos” E.F. e a construção da cobertura da quadra e alguns reparo da escola E.E. “Alexandre Fleming”.

Encerrando o uso das palavras, o prefeito Amarildo Duzi Moraes agradeceu a presença de todos os presentes, falou da importância da educação na vida das crianças e como professor, inaugurar uma creche é algo gratificante, em seguida anunciou que o município foi contemplado com mais uma creche pelo governador Tarcísio de Freitas. “De fato, a educação é a ferramenta transformadora da sociedade, por isso que investir em educação é o caminho para que a gente possa fazer uma cidade, um estado e um país mais desenvolvido.”, disse o prefeito.

O Padre Gilberto do Prado da Paróquia Nossa Senhora Aparecida e Pasto Márcio Rodrigues Canato, estiveram presentes representando as igrejas católicas e evangélicas do município para darem uma benção.

Em seguida foi descerrado o quadro com a foto da homenageada Professora Rosa, que foi colocada em lugar de destaque na creche, e as placas de inauguração do Estado de São Paulo e do Município com a presença dos familiares e autoridades.

Encerrada a cerimônia, todos puderam conhecer as dependências da Praça e a nova Creche.

A inauguração contou com a presença de Vinicius Faraj, atual Diretor de Obras e Serviços do FDE – Fundação para o Desenvolvimento da Educação; prefeito, Amarildo; vice-prefeito Celso Ribeiro e sua esposa, Eunice Micaela Garcia Ribeiro ; diretora de Educação Renata Regina Taú Bocamino; a responsável pela creche inaugurada, Fernanda Delalíbera Chaves; a presidente da Câmara Municipal, Danutta de Figueiredo Falcão Rosseto; os vereadores Antônio Sérgio da Silva, Célio Santa Maria, Eduardo Scacabarozi, Gláucio Gusman , Guilherme Contini Nicolau, João Batista Casimiro , Maicon do Carmo Canato, Paulo César da Costa, Celso Itaroti Cancelieri Cerva, Fernando Donizete Ribeiro e Hélio Magalhães Pereira.

Estiveram presentes o prefeito de Aguaí, José Alexandre Pereira de Araújo ; o prefeito de São Sebastião da Grama, José Francisco Martha; o prefeito de Tapiratiba, Ramon Jesus Vieira; o vice prefeito de Divinolândia, Paulo Aurelieti; a diretora da diretoria de ensino, Silvia Helena Dalbon Barbosa ; a diretora do departamento educação de São João da Boa Vista, Heloisa Matielo Ribeiro; . Também estiveram presentes autoridades do poder Judiciário, Delegacia de Policia, Policia Militar, Guarda Civil Municipal, diretores Municipais, coordenadoras e diretoras de escolas do Departamento de Educação, servidores públicos, representantes de projetos esportivos, entidades, familiares e convidados.