Educação - Sexta-feira, 27 de Outubro de 2023

CRECHES MUNICIPAIS REALIZAM DIARIAMENTE ATIVIDADES DE DESENVOLVIMENTO COM AS CRIANÇAS É brincando que a criança resolve a maioria dos seus conflitos e entende o mundo ao seu redor, e é por meio das brincadeiras que a criança exercita suas novas possibilidades, percebe novas coisas, digere medos e angústias, repete sem parar o que gosta, explora, pesquisa o que há de novo ao seu redor, vivenciando momentos muito intensos da vida, e desenvolve a sua inteligência racional e emocional, portanto, a ela deve ser proporcionado o brincar sem limites. Durante todo o ano as creches municipais realizam diversas atividades e brincadeiras com os pequenos para desenvolver a parte motora, emocional e socialização entre eles, para um desenvolvimento saudável. Destacamos alguns trabalhos realizados nos últimos dias pelas nossas creches: A creche “Alice Helena Giovanelli João” trabalhou com o Jardim sensorial, diferentes texturas; pintura da semana da criança; transformação, cultivando o que plantamos; pintura nos balões, qual é o seu desenho; leitura, exploração dos livrinhos e causando sensações nos bebês. Mas o destaque foi para a atividade “que Bichinho é Esse”, as crianças receberam a visita de pintinhos, onde puderam ter contato com eles observando a textura, movimentos e som que o pintinho produz. A curiosidade e poder colocar a mão nos animaizinhos foram satisfatórios para elas. A creche Creche “Evangeline Ciaco de Oliveira” - D. Evange realizou o contar histórias na primeira infância, que é fundamental para o desenvolvimento das crianças, trazendo muitos benefícios como: desenvolvimento da linguagem; estímulo à imaginação; fortalecimento do vínculo entre adultos e crianças e desenvolvimento cognitivo. As histórias também podem ensinar conceitos complexos, como causa e efeito, moralidade e resolução de problemas; prepara para a leitura; compreensão do mundo; introduzem as crianças a diferentes culturas, experiências e perspectivas, promovendo a compreensão do mundo ao seu redor. Estímulo à empatia: Histórias com personagens diversos ensinam empatia e respeito pela diversidade.  Contar histórias na primeira infância é uma prática valiosa que contribui para o desenvolvimento global das crianças. A creche “Irma Gertrudes” realizou com as crianças a atividade de montar um varal de roupas. Com esta divertida prática de usar o pregador e colocar roupas no varal, as crianças vivenciaram aspectos sensoriais importantes ao seu desenvolvimento. Nesta atividade os pequenos trabalharam com as cores, formas e integração com os coleguinhas, além de desenvolver a coordenação motora fina através do movimento da pinça; estimular o exercício do tônus muscular e desenvolver a noção espacial. A creche “Padre Donizetti” realizou o circuito motor, que é uma atividade muito importante para o desenvolvimento das crianças na Educação Infantil. Esse tipo de atividade ajuda a aprimorar as habilidades motoras e cognitivas das crianças, além de ser uma forma divertida de aprendizado. Também foi realizado o jogo da memória com objetivo de trabalhar a memória visual, a atenção e a concentração, encontrando, reconhecendo e associando pares de formas, contribuindo para o desenvolvimento cognitivo da criança..