Saúde - Segunda-feira, 16 de Outubro de 2023

COMO VOCÊ PODE SE PREVENIR DA FEBRE MACULOSA!

COMO VOCÊ PODE SE PREVENIR DA FEBRE MACULOSA! A transmissão não ocorre de pessoa para pessoa. A infecção acontece após o carrapato ficar fixado na pele do paciente por ao menos quatro horas. Desta forma ao andar em locais que podem ter carrapatos é importante examinar o corpo, caso encontre carrapato retire-o imediatamente, pois isso pode evitar você de contrair a doença. O período de incubação, intervalo entre a data do primeiro contato com a bactéria até o início dos sintomas da febre maculosa é de 2 a 14 dias. Portanto, é importante considerar as exposições ocorridas nos últimos 15 dias antecedentes ao início de sintomas. PREVENÇÃO Embora a Febre Maculosa seja grave e com alta letalidade, é possível reduzir significativamente o risco de contrair a doença. Use roupas claras, para ajudar a identificar o carrapato, uma vez que ele é escuro; Use calças, botas e blusas com mangas compridas ao caminhar em áreas arborizadas e gramadas; Evite andar em locais com grama ou vegetação alta; Use repelentes de insetos; Verifique se você e seus animais de estimação estão com carrapatos; Se encontrar um carrapato aderido ao corpo, remova-o com uma pinça. Não aperte ou esmague o carrapato, mas puxe com cuidado e firmeza. Depois de remover o carrapato inteiro, lave a área da mordida com álcool ou sabão e água. Quanto mais rápido retirar os carrapatos do corpo, menor será o risco de contrair a doença. Após a utilização, coloque todas as peças de roupas em água fervente para a retirada dos insetos..