Saúde - Segunda-feira, 16 de Outubro de 2023

A IMPORTÂNCIA DA CAMPANHA DO OUTUBRO ROSA: PREVINA-SE!

A IMPORTÂNCIA DA CAMPANHA DO OUTUBRO ROSA: PREVINA-SE! Anualmente, no mês de outubro, tem início à campanha “Outubro Rosa” que tem como objetivo principal a conscientização sobre a importância da realização de exames para detectar o câncer de mama, bem como promover maior acesso aos serviços de saúde. O câncer de mama é uma doença que resulta do aumento de células anormais da mama, formando um tumor que pode invadir outros órgãos. É a primeira causa de morte por câncer na população feminina em todas as regiões do Brasil, com exceção da região Norte, onde o câncer do colo do útero ocupa essa posição. A doença está relacionada a vários fatores de risco, não havendo uma causa única como fator desencadeante. O risco de desenvolvimento aumenta com a idade, sendo maior a partir dos 50 anos. Hábitos como manter o peso corporal adequado, praticar atividade física e evitar o consumo de bebidas alcoólicas ajudam a reduzir o risco de câncer de mama. A amamentação também é considerada um fator protetor. Caroço (nódulo) endurecido, fixo e geralmente indolor é a principal manifestação da doença, estando presente em mais de 90% dos casos. Podem estar presentes, também, alterações no bico do peito (mamilo), pequenos nódulos na região embaixo dos braços (axilas) ou no pescoço, saída espontânea de líquido de um dos mamilos, pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja. A mamografia é um exame de imagem recomendado para mulheres de 50 a 69 anos a cada dois anos. Quando realizada para avaliar uma alteração suspeita na mama é chamada de mamografia diagnóstica e poderá ser feita em qualquer idade quando houver indicação médica. Antes dos 50 anos, as mamas são mais densas e com menos gordura, o que limita o exame e gera muitos resultados incorretos. Em mulheres com 70 anos ou mais é maior o risco de o exame revelar um tipo de câncer de mama que não causaria danos à mulher. A maior parte dos casos é descoberta pelas próprias mulheres. Alterações suspeitas também podem ser avaliadas pelo exame clínico das mamas, que é a observação e palpação das mamas por médico ou enfermeiro. Conhecer o próprio corpo, saber o que é e o que não é normal ajuda a detectar de forma precoce os sinais de câncer. Olhar, palpar e sentir as mamas no dia a dia é importante para reconhecer suas variações naturais e identificar as alterações suspeitas. No município de Vargem Grande do Sul serão realizados atendimentos em horários alternativos para coleta de Papanicolau, realização de testes rápidos e solicitação de mamografia. Realize seu agendamento e garanta o seu atendimento! Outubro Rosa é promovido para que acenda a consciência da prevenção em você. Não espere que seja tarde demais para cuidar do seu corpo!.