Assistência Social - Quarta-feira, 24 de Maio de 2023

QUINTA-FEIRA (25), AMANHÃ OCORRE A CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

Com o objetivo de avaliar a política pública de assistência social do município e definir diretrizes para melhorar o atendimento do SUAS, a Prefeitura de Vargem Grande do Sul realiza no dia 25 de maio a 12ª Conferência Municipal de Assistência Social, que neste ano terá como tema a “Reconstrução do Suas (Sistema Único da Assistência Social): o SUAS que temos e o SUAS que queremos”. A conferência será realizada na quinta-feira no pátio do Departamento de Ação Social, Rua Sete de Setembro, 300 – Centro, a partir das 8h00. As Conferências de Assistência Social são momentos de avaliação. A representação da sociedade civil se soma à representação do poder público para fortalecer esta política pública e garantir o exercício do Controle Social. Conforme informou a diretora de Ação Social, Eva Vilma da Silva Rodrigues a Conferência está sendo organizada em conjunto com o Conselho Municipal de Assistência Social e representantes das outras políticas públicas e participantes da política pública da assistência estão sendo convidados para discutir os eixos e fazer propostas a respeito. Após, as propostas serão encaminhadas ao Conselho Estadual de Assistência Social para análise. “É importante que a rede participe, bem como os usuários para que tenhamos uma olhar amplo sob vários aspectos da assistência social e possamos traçar objetivos que ajudem a melhorar cada vez mais o trabalho”, disse a diretora. Neste ano, serão abordados 5 eixos, definidos na Resolução nº 90 do Conselho Nacional de Assistência Social - CNAS, de 21/12/2022. Eixo 1 – Financiamento Financiamento e orçamento de natureza obrigatória, como instrumento para uma gestão de compromisso e responsabilidades dos entes federativos para garantia dos direitos socioassistenciais contemplando as especificidades regionais do país. Eixo 2 – Controle social Qualificação e estruturação das instâncias de Controle Social com diretrizes democráticas e participativas. Eixo 3 – Articulação entre os segmentos Como potencializar a participação social no SUAS? Eixo 4 – Serviços, programas e projetos Universalização do acesso e a integração das ofertas dos serviços e direitos no SUAS. Eixo 5 – Benefício e transferência de renda A importância dos benefícios socioassistenciais e o direito a garantia de renda como proteção social na reconfiguração do SUAS.