Administração - Terça-feira, 02 de Maio de 2023

SEGUEM ABERTAS AS INSCRIÇÕES NO CURSO GRATUITO PARA CUIDADOR DE IDOSOS

As aulas tem previsão de inicio para o dia 08 de maio e serão realizadas na Biblioteca Municipal ''Víctor Lima Barreto'', localizada a Rua Batista Figueiredo, nº 235 - Centro. Os interessados devem fazer a inscrição no Poupatempo. Para a matrícula é necessário os documentos de RG; CPF; comprovante de endereço. O prazo limite para as inscrições é até terça-feira, dia 04 de maio. ''Cursos em diferentes áreas são de extrema importância no cenário atual, já que com alta demanda faltam profissionais qualificados. Vargem dá um passo à frente na capacitação de seus munícipes'', disse Kátia Santiago, coordenadora. Os cursos são gratuitos e realizados pelo Departamento de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho da Prefeitura de Vargem Grande do Sul em parceria com SENAC. O curso vai ser realizado das 13h às 17h de segunda-feira a sexta-feira, o candidato deve ser maior de 18 anos. É importante que para essa atividade as pessoas tenham a sensibilidade, paciência e carinho com pessoas mais idosas. Conteúdos que serão trabalhados durante a capacitação: - Incentivar a pessoa idosa a manter um envelhecimento ativo e saudável, utilizando atividades de lazer; - Compreender os limites profissionais e respeitar a autonomia da pessoa idosa; - Identificar fatores de risco e realizar cuidados paliativos, primeiros socorros e prevenção de acidentes; - Lidar com casos de mobilidade funcional reduzida; - Realizar ações de prevenção à vulnerabilidade social, psicológica e física; - Técnicas para uma comunicação assertiva com a pessoa idosa, membros da família e equipe multiprofissional; - Tecnologias para o cuidado da pessoa idosa, monitoramento do estado de saúde e cuidados com a medicação; - Garantir conforto, higiene e boa alimentação da pessoa idosa; - Programas voltados a idosos disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS) e no Sistema Único de Assistência Social (SUAS);.