Saúde - Segunda-feira, 13 de Março de 2023

DEPARTAMENTO DE SAÚDE IRÁ REALIZAR A CAMPANHA MARÇO LILÁS

Nos dias 15 e 29 de março será realizada a Campanha Março Lilás pelo Departamento de Saúde de Vargem Grande do Sul. O mês de março marca um período de atenção especial à saúde da mulher. A campanha Março Lilás tem como objetivo, conscientizar a população sobre a prevenção e combate ao câncer de colo uterino. O câncer de colo de útero, excetuando-se o câncer de pele não melanoma, é o terceiro tumor maligno mais frequente na população feminina, e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil. Nos dias de campanha as equipes de saúde estrão realizando a aferição de pressão arterial, glicemia capilar, avaliação antropométrica (peso e altura) e a coleta de exame Papanicolaou. O agendamento para atendimento poderá ser realizado nas Unidades de Saúde ou por telefone. Dia dia 15, quarta-feira, das 17h00 às 20h00. - Centro de Atendimento à Mulher Ordália Duzi Moraes - CAM - ESF “Dr.Nabil Zarif” – Santa Terezinha - ESF “Dr. Edward Gabrioli”- Vila Polar - UBS “Lauro Corsi”- Jardim Iracema Dia 29, quarta-feira, das 17h00 às 20h00 - Centro de Atendimento à Mulher Ordália Duzi Moraes - CAM - ESF “Dr.Nabil Zarif” – Santa Terezinha - ESF “Dr. Edward Gabrioli” – Vila Polar - UBS “Lauro Corsi” – Jardim Iracema - ESF III “Dr. Arcelino Anadão” – Jardim Paulista Quanto mais cedo for realizado o diagnóstico, maiores são as chances de cura! Não fique de fora, participe da campanha! A nossa equipe está preparada para atendê-las! CÂNCER DE COLO UTERINO É causado pela infecção persistente por alguns tipos do Papilomavírus Humano (HPV). A infecção genital por esse vírus é muito frequente e não causa doença na maioria das vezes. Entretanto, em alguns casos, ocorrem alterações celulares que podem evoluir para o câncer. A importância da conscientização sobre este tipo de câncer, é que na grande maioria das vezes ele pode ser evitado. A principal forma de prevenção, é a vacina contra o HPV (disponível para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos), podendo prevenir 70% dos cânceres de colo do útero e 90% das verrugas genitais. Outra forma de prevenção está relacionada à diminuição do risco de contágio pelo HPV, que ocorre por via sexual, com o uso de preservativos durante a relação sexual. Além disso, o exame preventivo (conhecido como Papanicolau), deve ser feito periodicamente por todas as mulheres após o início da vida sexual, pois é capaz de detectar alterações pré-cancerígenas precoces, que se tratadas, são curadas na quase totalidade dos casos, não evoluindo para o câncer. Previna-se! A prevenção é um gesto de amor à vida..