Assistência Social - Quarta-feira, 08 de Fevereiro de 2023

GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA É TEMA DE PALESTRA NOS GRUPOS DA ASSISTÊNCIA SOCIAL

Trabalhando a Campanha Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência o Departamento de Ação Social vem desenvolvimento várias ações junto aos seus serviços. A data de 01 a 08 de fevereiro para Campanha de Prevenção, foi instituída pela Lei nº 13.798/2.019, tem o objetivo de disseminar informações sobre medidas preventivas e educativas que contribuam para a redução da incidência da gravidez na adolescência. Os adolescentes – indivíduos com idades entre 10 e 20 anos incompletos – representam entre 20% e 30% da população mundial; estima-se que no Brasil essa proporção alcance 23%. A taxa de gestação na adolescência vem crescendo e diversos fatores contribuem para isso, dentre eles, o principal é a desinformação. No dia 1º a equipe do CRAS recebeu os psicólogos Aleksander da Silva e Josiane Maria da Silva para encontro sobre o tema com famílias participantes dos Programas Sociais Renda Cidadã, Ação Social e SCFV “Tio Carlão”. Organizado pela assistente social do CRAS, Patrícia Maria Teodoro e pela coordenadora Patrícia Helena Ferreira Quilez, durante o encontro foi tratado sobre o tema com adolescentes e seus familiares. As dificuldades físicas e emocionais da gravidez para adolescente, as dificuldades da família tanto no diálogo quanto no auxílio financeiro. O papel principal da família de orientação, cuidado, respeito e amor. “A família vai além de laços sanguíneos e sim laços de afeto e vínculo, quando construídos de forma fidedigna pode-se criar de fato indivíduos capazes de encontrar o melhor caminho que acredita desejar trilhar”, destacaram. Na manhã do dia 8 de fevereiro, foi a vez dos adolescentes do SCFV “Tio Carlão” com a psicóloga e coordenadora Giovana Thezolin e a pedagoga e oficineira Paloma Cacioli. O objetivo foi disseminar informações sobre medidas preventivas e educativas que contribuam para a redução da incidência da gravidez na adolescência. O tema foi abordado de uma forma lúdica e descontraída que incentivou os adolescentes a fazerem várias perguntas. Também houve um momento de reflexão a partir do depoimento emocionante de uma das mães do Projeto “Tio Carlão” narrando as dificuldades que vivenciou ao engravidar aos 15 anos. “Eu nunca imaginei que isso poderia acontecer comigo, minha mãe não conversava sobre esses assuntos, fiquei desesperada! A gravidez mudou toda a minha vida, nunca mais consegui voltar aos estudos”, destacou a mãe que alertou sobre um dos muitos impactos que uma gravidez na adolescência traz à vida. A responsabilidade dos meninos na questão da gravidez também foi bastante discutida e marcou ainda um ponto essencial sobre a conscientização e responsabilização dos homens na gravidez. De acordo com a diretora de Ação Social, Eva Vilma da Silva Rodrigues, este é um tema que precisa ser continua e amplamente discutido. “Parabenizamos nossa equipe de trabalho pela dedicação em envolver os adolescentes e suas famílias nesta questão e temos a certeza de que este assunto continuará nos grupos da assistência social para orientar e apoiar os adolescentes e suas famílias”, destacou..