Assistência Social - Sexta-feira, 30 de Setembro de 2022

INAUGURADO O COZINHALIMENTO EM VARGEM GRANDE DO SUL

O prefeito Amarildo Duzi Moraes, o vice-prefeito Celso Luís Ribeiro e a diretora de Ação Social, Eva Vilma da Silva Rodrigues receberam na manhã da sexta-feira, dia 30, o secretário executivo de Agricultura e Abastecimento do Estado, Adriano Quércia Soares e o subsecretário de Abastecimento e Segurança Alimentar, Celso Matsuda para inauguração do Projeto Cozinhalimento que montou uma cozinha piloto no Centro de Acolhimento e Capacitação “Sueli Gambaroto Mortais” visando oferecer palestras e cursos. Presentes também a primeira dama e vice-presidente do Fundo Social, Maria Aparecida Teijada de Moraes; a esposa do vice-prefeito Micaela Garcia Ribeiro; o presidente da Câmara, Paulo César da Costa; os vereadores Gláucio Mototáxi, Serginho da Farmácia e Guilherme Nicolau; a nutricionista responsável pelo programa Lívia Rosalin Miqueleto, diretores, presidentes de entidades, entre outros convidados. Ao fazer uso da palavra, o subsecretário Celso Matsuda ressaltou a importância do programa e parabenizou a equipe de Vargem pela cozinha piloto. “Sem dúvida é uma das melhores que já inauguramos”. A diretora de Ação Social, Eva Rodrigues, falou do investimento em capacitação e que a cozinha é importante ferramenta que vai possibilitar à Prefeitura dar mais oportunidades às famílias. Agradeceu o trabalho da equipe do Departamento de Ação Social e Fundo Social, ao secretário pela destinação da cozinha e o apoio do prefeito Amarildo para realização deste projeto. O vice-prefeito Celso Ribeiro também falou dos investimentos feitos onde beneficiam mais e o destaque nas ações da assistência social para promover a família e gerar oportunidades de renda. O presidente da Câmara, Paulo César da Costa parabenizou pela conquista e destacou a importância deste trabalho junto à comunidade. O prefeito Amarildo falou da importância da parceria do Estado com a Prefeitura e destacou outros convênios com a Secretaria de Abastecimento e Agricultura que destinaram milhões ao município. Falou da resolução do problema da voçoroca que estava engolindo as casas da Cohab V. Destacou o trabalho e o investimento na política pública de assistência social e do projeto Cozinhalimento que vem para fortalecer o trabalho para oportunizar renda às famílias e ajudar na segurança alimentar. Agradeceu ao secretário Adriano e ao subsecretário Celso e pelo apoio. Parabenizou a direção da Ação pelo trabalho e agradeceu a todos pela presença. Ao fazer uso da palavra, o secretário Adriano Quercia disse estar muito satisfeito em ver que o projeto foi instalado num local que já oferece vários cursos e vai ali aumentar as oportunidades aos munícipes. “Só quem gosta de gente, que gosta do que faz, pode realizar um projeto desse com tanto capricho, com tanto cuidado que vimos aqui. Parabéns ao prefeito Amarildo, a diretora Eva pelo seu trabalho em prol da sua população”, disse. O secretário falou dos investimentos, da parceria entre o Estado e a Prefeitura de Vargem Grande do Sul e da importância do projeto Cozinhalimento que vai agregar assistência social, educação, saúde e emprego e renda. “Parabéns a todos e obrigada pelo trabalho.” Após fora descerrada a placa inaugural do Cozinhalimento e todos foram convidados a conhecer a cozinha piloto montada com recursos do Estado e município. O Projeto Estadual Cozinhalimento, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, repassou R$ 60.000,00 para a aquisição de geladeira e coifa industrial; freezer comercial; batedeiras, liquidificadores e fogão semi-industriais; micro-ondas; entre outros utensílios como panelas, formas, rolos, tigelas; além de tv e cadeiras com suporte para aulas teóricas. O Cozinhalimento vai trazer capacitação de agentes multiplicadores das ações de segurança alimentar e nutricional sustentável e incentivo à geração de emprego e renda e também levar educação e conscientização para o desenvolvimento de práticas alimentares saudáveis e visam o equilíbrio e combate ao desperdício. A Secretaria irá promover o curso de capacitação para os multiplicadores, o Fundo Social de São Paulo também irá ofertar cursos ao projeto e a Prefeitura irá contar com parceiros como SENAC..