Educação - Sexta-feira, 05 de Abril de 2013

Departamento de Educação promoveu a primeira reunião do Pacto Nacional pela Alfabetização

A professora Levinia Ribeiro Nogueira Pacobello, coordenadora do PNAIC Na noite de 2 de abril, o Departamento Municipal de Educação promoveu o Primeiro Encontro de Estudos do PNAIC- Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa, na Biblioteca Municipal Victor Lima Barreto. O PNAIC é um compromisso firmado pelo governo federal, estados, municípios e entidades para alfabetizar crianças até os oito anos de idade. A abertura do evento contou com a presença do prefeito Celso Itaroti, da diretora municipal de Educação Andréa Costa Taramelli e Gisa  Molina, coordenadora do departamento. O encontro foi conduzido pelas professoras Levinia Ribeiro Nogueira Pacobello, coordenadora do PNAIC e da orientadora Carmen Lia de Oliveira Penteado Cavalheiro, que passam por formação na Unicamp. Participaram do encontro 44 professores  alfabetizadores, das classes de 1º ao 3º ano, que receberam informações sobre os princípios gerais, a organização, a estrutura, as estratégias e os temas que serão abordados durante a formação continuada, como  alfabetização, currículo no ciclo de alfabetização, avaliação e os direitos de aprendizagem dos alunos. Para as orientadoras, “o programa auxilia as ações educacionais já desenvolvidas no município e a formação continuada, para os professores alfabetizadores, reflete na aprendizagem e desenvolvimento de nossos alunos”..