Assistência Social - Quarta-feira, 15 de Junho de 2022

ESTÁ NO AR A CAMPANHA “PREVENIR, UM ATO DE AMOR”

O Departamento de Ação Social de Vargem Grande do Sul está participando da campanha estadual de prevenção ao uso de drogas “Prevenir, um ato de amor”. A iniciativa é da Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo, da COED – Coordenadoria de Políticas sobre Drogas e do DCI – Departamento de Comunicação e Imprensa, com o apoio das Drads – Diretorias de Assistência e Desenvolvimento Social. A campanha desse ano tem como foco o fortalecimento dos vínculos familiares como fator protetivo ao uso de drogas. Com a utilização da mídia diariamente estão sendo veiculados informativos sobre a campanha, que acontece até o dia 30 de junho. O Departamento de Ação Social através dos seus setores CRAS e CREAS planejaram palestras e ações com seu público afim de divulgar ao público alvo direto que são os responsáveis por crianças e adolescentes, o tema da Campanha trabalhando o fortalecimento de Vínculos. O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos “Tio Carlão” que trabalha com crianças e adolescentes em período contrário de aula, também foi envolvido na Campanha para trabalhar com os pais e também com as crianças e adolescentes. A Campanha aborda várias linhas de trabalho em diferentes momento como Combate ao Trabalho Infantil; Tempo de qualidade em família; Atividades físicas para toda a família participar juntos; Conhecer os sentimentos dos filhos; Demonstrar afeto tem benefícios reais para a saúde; Brincar promove a criatividade, reduz o estresse e melhora o sono; entre outros assuntos, todos envolvendo a família para o diálogo. De acordo com a diretora de Ação Social, Eva Vilma da Silva Rodrigues, a informação e a orientação é a melhor maneira de prevenir o consumo de drogas. “A família tem um papel fundamental no processo de desenvolvimento da criança e do adolescente. Orientar para as escolhas corretas é fundamental. O trabalho neste momento busca orientar, conscientizar a família e em paralelo as crianças e adolescentes. É um trabalho que está sendo intensificado pela assistência social, mas precisa ser continuado por todos as políticas públicas”, destacou. A diretora agradeceu o trabalho da equipe e também do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente, para envolver as famílias e também outros segmentos da rede de proteção à criança e ao adolescente..