Assistência Social - Quinta-feira, 14 de Abril de 2022

CAMPANHA IMPOSTO DE RENDA SOLIDÁRIO – CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E ADOLESCENTE (CMDCA)

A Prefeitura de Vargem Grande do Sul, por meio do Departamento de Ação Social, e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA) lança a CAMPANHA IMPOSTO DE RENDA SOLIDÁRIO de 2022. O objetivo da Campanha é arrecadar recursos para continuar beneficiando milhares de Crianças e Adolescente por meio dos Projetos Sociais das Organizações Civis de nossa cidade, que mediante trabalho social garantam a promoção, proteção e a defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes. Quanto mais doações forem feitas, mais crianças e adolescentes terão acesso à educação, saúde, cultura e demais oportunidades. Tudo é feito com maior transparência, que a partir da Doação ao Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA), passa por processo de apresentação e seleção dos projetos, execução e monitoramento das atividades e prestação de contas acompanhadas pelo CMDCA e pelos órgãos público de controle. COMO PARTICIPAR? Pessoa Física: A declaração do Imposto de Renda feita no “modelo completo”, poderá abater até 6% do valor do IR devido. Deve ser feita até o último dia útil de funcionamento bancário do ano (31/12/2022), para abatimento na declaração do mesmo ano-base. Ou até 3% se optarem por efetuar a destinação no período entre março/ abril (prorrogado até 31 de maio) do ano de 2022 (antes do vencimento da primeira quota do IRPF), valor deve ser conforme declaração do ano anterior. Por exemplo: Pagou IR no ano anterior de R$ 20.000,00 reais, a destinação será de 3% (R$ 600,00). Pessoa Jurídica: Empresas tributadas pelo LUCRO REAL podem deduzir até 1% das contribuições feitas ao Fundo Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente. A contribuição deve ser feita junto com o recolhimento do Imposto de Renda como forma de recolhimento escolhida. As doações devem ser destinadas na Conta-Corrente (Banco do Brasil) do CMDCA: Agência: 2763-4 CC: 107999-9 CNPJ: 19.216.638/0001-92 IMPORTANTE: Após o depósito, para emissão do RECIBO, encaminhar o Comprovante para o e-mail cmdcavgds@gmail.com adicionando as seguintes informações; – Comprovante de depósito – Nome completo/Razão Social – CPF/CNPJ – Endereço com CEP Em destaque dentro do ano de 2021 e 2022, as Organizações que realizam os trabalhos sociais com as Crianças e adolescente e que tem projetos específicos financiados pelos recursos do FMDCA: – APAE – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais; Atende crianças e adolescentes, com atuação nas áreas de assistência social, saúde, educação especializada para alunos com deficiência intelectual, transtorno do espectro autista (TEA), deficiência física, deficiência múltipla. Tem como missão promover e articular ações de defesa dos direitos e prevenção, orientação, prestação de serviços, apoio à família, direcionadas a melhoria da qualidade de vida. – Sociedade de Auxílio a Deficientes “Grupo Mão Amiga”; Tem como finalidade a reintegração social, habilitação e reabilitação das pessoas com deficiência. Os atendimentos são feitos para crianças e adolescentes, sendo ofertado fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, psicologia, serviço social e nutrição, com o objetivo de promover a autonomia, a inclusão social e a melhoria da qualidade de vida das pessoas participantes. – Associação DOM BOSCO; Atendimento 24 horas para crianças e adolescentes de 0 a 18 anos, encaminhadas pelo Poder Judiciário, que estejam em situação de abandono/negligência ou cujas famílias estejam temporariamente incapacitadas de cumprir a função de cuidado e proteção. Oferece acompanhamento psicológico, social, alimentação e orientações enquanto as famílias passam por acompanhamento. – Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo (SCFV) “Tio Carlão”; Com mais de 100 crianças e adolescentes de 6 a 15 anos nos períodos de manhã e tarde, o SCFV é um programa desenvolvido pelo Departamento de Ação Social que visa atendimento de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade e risco social, complementando as atividades escolares como atividades de oficinas, passeios, oferta de acompanhamento psicossocial para as crianças e seus familiares. Para mais informações, entrar em contato pelo e-mail cmdcavgds@gmail.com ou pelo telefone (19) 3641-6056..