Educação - Sexta-feira, 01 de Março de 2013

Departamento de Educação optou pelo Programa Ler e Escrever

Professora Lia Cavalheiro participou, na Unicamp, da formação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa Até 2012, o Departamento de Educação utilizava três programas de apostilamento na rede municipal de ensino: o sistema privado de apostila, o Objetivo, e mais dois sistemas conveniados, o Ler e Escrever, do Governo do Estado e o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), do Governo Federal. A Prefeitura paga pelos programas do Objetivo e do Ler e Escrever, que oferecem metodologias e custos diferentes – o apostilamento do Objetivo, de valor mais alto, custava  ao município R$ 674.500,00 anuais em 2012. Este ano, o departamento optou por manter a metodologia do Ler e Escrever, sistema utilizado por vários municípios do Estado, que oferece cursos de capacitação semanal a professores e coordenadores, material didático (apostilas para alunos) e paradidático, como coleções de livros para escolas, entre outros itens. A rede também mantém o sistema PNLD, do Ministério da Educação, em complementação ao Ler e Escrever, que fornece livros didáticos às primeiras séries todos os anos e atende a demanda anual das demais séries, com reposição. A diretora municipal de Educação Andréa Costa Taramelli informou que a opção pelo Ler e Escrever também considera os exames de avaliação de ensino – “O governo utiliza o Ler e Escrever nas provas do IDEB ( Índice de Desenvolvimento da Educação  Básica), no Saresp  (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo) e na Prova Brasil. É importante lembrar que a apostila é material de apoio e a rede conta com material suficiente e de qualidade, como o Ler e Escrever e o PNDL, porém nenhum apostilamento garante sucesso na aprendizagem. O foco desta administração e do departamento será a capacitação dos professores e dos profissionais de educação. Estamos investindo no ser humano para que todos os alunos da rede municipal tenham a melhor formação”, disse a diretora. Formada equipe de coordenação pedagógica O Departamento Municipal de Educação compôs sua equipe de coordenação pedagógica, formada pelos professores da rede municipal de ensino: Levínia Ribeiro Nogueira Pacobello (professora de ensino fundamental), Carmem Lia de Oliveira P. Cavalheiro  (professora de ensino fundamental e educação infantil) e Solange M. Sagioratto Cossi (professora de educação infantil) e pela fonoaudióloga Solange Omegna Gago Madruga. Entre os dias 18 e 22 de fevereiro, a professora Lia Cavalheiro participou, na Unicamp, da formação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, programa do Ministério da Educação, lançado em 2012 e com adesão da grande maioria dos municípios brasileiros. – “O Pacto tem por princípio a garantia da alfabetização plena da criança até os 8 anos de idade, ou seja, nos três primeiros anos do ciclo fundamental”, disse a professora, coordenadora deste programa em Vargem. O Pacto pela Alfabetização fortalece a formação continuada de professores alfabetizadores, com material produzido por mestres e doutores de universidades de todo o país, desta forma, considerando a diversidade brasileira e realidades e culturas regionais..