Cultura - Quinta-feira, 10 de Março de 2022

FOI REALIZADO DEBATE SOBRE O DIA DAS MULHERES NA BIBLIOTECA MUNICIPAL

Na ocasião o auditório da biblioteca recebeu o nome de ‘’Professora Edda  Corsi de Camargo’’ Em comemoração ao “Dia Internacional da Mulher”, 8 de março, o Departamento de Cultura e Turismo da Prefeitura de Vargem Grande do Sul realizou um debate  entre mulheres com profissionais de várias áreas. O debate  foi realizado na Biblioteca Municipal ‘’ Victor Lima Barreto’’, ocasião que também foi realizada a nomeação  do auditório da biblioteca ‘’Professora Edda  Corsi de Camargo’’ que recentemente passou por reformas; troca do carpete, pintura , manutenção e troca das cadeiras. A cerimônia foi conduzida pela coordenadora de educação Valderis Martins que agradeceu a presença de todas as convidadas e autoridades para o evento de reinauguração do Auditório. Em seguida passou a palavra para diretora de cultura Márcia que contou um pouco da história da homenageada. “Dona Edda foi professora de escola rural em Vargem Grande do Sul e se apaixonou por um dos funcionários da Companhia Vera Cruz nas filmagens do filme “O Cangaceiro’’ que aconteceu em nossa cidade. Duramente criticada e julgada pela família, Edda foi embora da cidade, retornando anos depois, já casados. “Foi uma das principais colaboradoras e consultoras para a exposição permanente do filme em nossa cidade”, disse a diretora. A diretora Márcia ressaltou a importância desse dia para as mulheres, assim como as conquistas já feitas, traçando um comparativo de como era e como estamos, mas salientou que ainda se tem muito que conquistar. O Prefeito Amarildo  também prestigiou o encontro e ressaltou a importância das mulheres na sociedade e o papel fundamental que ela exerce, não apenas no âmbito familiar mas também em diversos setores. Para descerramento da placa foi convidada a filha de dona Edda, Beatriz Camargo e a primeira dama  Maria Aparecida Teijada de Moraes. Em seguida deu-se inicio ao debate , onde foram convidadas para compor a mesa  a psicóloga ,Tauane Abreu;  a vereadora e nutricionista, Danutta F. F. Rosseto;  a diretora de cultura e turismo,  Márcia Aparecida Ribeiro Iared; a coordenadora do CRAS, Patrícia Helena Ferreira Quilez e a coordenadora da vacinação contra a Covid-19, Alessandra Lodi. Cada convidada dissertou sobre os desafios e sucessos da área e responderam perguntas das mulheres presentes no local. Os temas abordados foram A Mulher na Sociedade; A Mulher na Profissão;  Preventivo, Vacina e cuidados da Mulher com a Saúde; Não aceite um tapa, uma ameaça e Eu sou Dona De Mim. Após foi apresentada a Música Triste, Louca ou Má, com interpretação de Clara da Pena. A diretora Márcia agradeceu a presença de todas e ressaltou a importância da união das mulheres para debates e que dessa união é que se consegue cada dia mais um maior espaço de igualdade social entre homens e mulheres..