Saúde - Quinta-feira, 24 de Fevereiro de 2022

PREFEITURA ENTREGA ESCOVAS E CREMES DENTAIS NAS ESCOLAS E CRECHES

O Departamento de Saúde da Prefeitura de Vargem Grande do Sul iniciou nesta quarta-feira, dia 23, a distribuição de 5.500 escovas e cremes dentais aos alunos das escolas e creches municipais e estaduais. O projeto é realizado com o objetivo de incentivar as crianças à escovação, criando assim hábitos saudáveis, com o auxilio esupervisão dos dentistas cirurgiões e auxiliares de saúde bucal da rede municipal. Durante os próximos dias a equipe vai visitar todas as escolas e creches para realizar a orientação sobre a importância da escovação, maneira correta, dentes saudáveis e tirar as principais dúvidas. Com esta ação, a Prefeitura, o Departamento de Saúde e Departamento de Educação pretendem realizar um trabalho preventivo para maior conscientização sobre a importância da saúde bucal. SAÚDE BUCAL A saúde bucal é necessária para a pessoa desempenhar de forma adequada a mastigação e deglutição,visto que são etapas importantes da digestão, além de propiciar um sorriso saudável e uma boa saúde bucal que elevam a autoestima e melhora a qualidade de vida das crianças. Apesar da prática odontológica se concentrar em atendimento individualizado cirúrgico e restaurador, a prevenção de doenças bucais tem se apresentado como uma forma mais eficaz de promover a saúde bucal. Sendo assim a escola é um local adequado para o desenvolvimento de programas em saúde e higiene bucal por reunir alunos com faixas etárias propicia a adoção de medidas educativas e preventivas. A importância da introdução sobre os cuidados com higiene bucal na escola e principalmente nos primeiros anos de vida e justificada pelo fato das crianças estarem em fase de descoberta e em processo de aprendizagem. “ Os cuidados diários preventivos como uma boa escovação e uso correto do fio dental ajudam a evitar que problemas dentários se tornam mais graves. A prevenção é a maneira mais econômica e menos dolorosa de cuidar dos dentes,evitando o tratamento de problemas que poderiam gerar incômodos”, disse a Dra. Patrícia Morandin G. M. Andrade..