Meio Ambiente e Agricultura - Quarta-feira, 30 de Janeiro de 2013

Dois filhotes, de espécies ameaçadas de extinção, nasceram no Zoológico de Vargem

Espécies da Jandaia Mineira O pequeno filhote esconde-se, à esquerda, junto da mãe No dia 21 de janeiro, um filhote de jandaia mineira, ou jandaia-de-testa-vermelha, nasceu no Zoológico de Vargem – “Pela primeira vez tivemos sucesso na reprodução desta espécie em cativeiro”, informou a veterinária Luciane Pereira Avanzi, lembrando que o Zoo possui cinco aves desta espécie, considerada vulnerável na lista de animais ameaçados de extinção. Já no dia 22, os funcionários do Zoo comemoraram outro nascimento, o de um filhote de bugio, ou macaco-uivador, que está sendo cuidado e amamentado pela mãe. O bugio também é espécie tida como vulnerável e ameaçada de extinção. Segundo informou a veterinária Luciane, o Zoo mantém um bugio macho num recinto do setor extra e mais um casal dessa espécie na área de exposição, “onde é desenvolvido um trabalho de enriquecimento ambiental que, aliado à boa alimentação e manejo sanitário adequado, favoreceu a reprodução.” O bugio é um animal com vasta barba e cauda bem desenvolvida, um quinto membro que usa para se deslocar entre os galhos de árvores de florestas montanhosas úmidas, seu ambiente original. Tem grande força para uivar- o som chega a 5 km de distância – o que faz para marcar presença ou localizar o seu grupo. Ele alimenta-se de frutas e folhas e, dependendo da época do ano, as folhas constituem seu alimento principal. A jandaia mineira tem plumagem em cores verde-vivo, alaranjado e azul escuro e seu ambiente de origem são as florestas e suas extremidades, clareiras e savanas com árvores. No país, é encontrada mais comumente nas regiões Norte e centro da Bahia. Alimenta-se de sementes, bagas, frutas, nozes pequenas, insetos e larvas. Os filhotes recebem cuidados dos tratadores, da veterinária Luciane e da bióloga Nádia Sabrina Mariano..